10 filmes e livros para entender a revolução russa

Obras são de diferentes gêneros e para todas as idades

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 5 de novembro de 2017 às 07:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Entender a complexidade de uma das revoluções mais importantes da história pode ser cansativo e entediante para maioria das pessoas. Pensando nisso, o CORREIO preparou uma lista de filmes e livros que irão te ajudar a compreender diferentes pontos desse fenômeno histórico através de linguagens mais leves e divertidas. 

Filmes:1. Anastacia (1997) Depois do feitiço do maldoso Rasputin, a jovem Anastasia desaparece do palácio. Anos depois, sua avó, a grã-duquesa imperial que vive em Paris, oferece uma recompensa para quem trouxer sua neta de volta. De olho no dinheiro, dois russos fazem testes para encontrar uma menina parecida com a princesa, e encontram Anya, uma jovem órfã, que tem tudo para se fazer passar por Anastasia.

2. Reds (1981) O jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar sobre a Revolução Boleshevik e retorna um revolucionário. Seu fervor pela política de esquerda o leva a Louise Bryant, então casada, que se tornará um ícone feminista e ativista. Em casa, as diferenças políticas entre os ideais de Reed e a realidade causam problemas. Bryant sai com um cínico dramaturgo e Reed retorna à Rússia, onde sua saúde piora.

3. O almirante (2008) Almirante Kolchak é um verdadeiro herói de guerra e também um pai de família. Um dia ele conhece Anna, o amor de sua vida que se torna sua esposa e também sua melhor amiga. A revolução em seu coração enfrenta a revolução em seu próprio país... Seu destino se tornou o Supremacia da Rússia.

4. Nicholas & Alexandra (1971) Uma fascinante perspectiva dos últimos e trágicos monarcas russos: o indeciso czar Nicolau e sua reclusa e assustada czarina. A história acompanha seus problemas desde o início, com a apresentação de Rasputin à corte russa até a abdicação do czar e a execução da família em Ecaterimburgo, em 1918.

5. Outubro (1928) Em tom de documentário, o filme recria acontecimentos em Petrogrado, na Rússia, desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano.

Livros

1. A revolução dos bichos (George Orwell) A Revolução dos Bichos, de George Orwell, se passa numa granja liderada, inicialmente, pelo Sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a dominação e exploração e liderados pelo Porco Major, os animais decidem fazer uma revolução. Assim, o inimigo seria aquele que anda sobre duas pernas.

2. Os Romanovs - o fim da dinastia (Robert K. Massie) No centenário da Revolução Russa, Os Romanov – O fim da dinastia se debruça sobre os momentos finais da família imperial russa. Escrito à maneira de uma história de detetives por Robert K. Massie, historiador e ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura, autor dos sucessos Catarina, a Grande, e Nicolau e Alexandra, o livro recria o sinistro massacre que pôs fim à vida do último czar e de seus familiares.

3. O Ano Vermelho (Luiz Alberto Moniz Bandeira) Este livro (que contou com a colaboração de Clovis Melo e A. T. Andrade) é um mergulho nos jornais e documentos a mostrar o impacto que a Revolução Russa de 1917 produziu no Brasil. Na linhagem de Astrojildo Pereira, Everardo Dias e Nelson Werneck Sodré, o estudo oferece um rico manancial de informações que rememoram a influência da revolução socialista que abalou o mundo.

4. Do czarismo ao comunismo (Marcel Novaes) O objetivo primordial desse livro é contar para o grande público a história da Revolução Russa de 1917. É também entender como um extenso império, cujas terras vão de suas fronteiras ocidentais na Europa ao extremo da Ásia, com imensa e diversificada população e riquezas inumeráveis, foi o primeiro país a tentar realizar de maneira tão completa este grande experimento político o comunismo.

5. A revolução das Mulheres (Graziela Schneider) Em 8 de março de 1917, uma manifestação reuniu, na Rússia, mais de 90 mil mulheres contra o tsar Nicolau II e a participação do país na Primeira Guerra Mundial. “A revolução das mulheres”, antologia com dezenas de artigos, atas, panfletos e ensaios de autoras russo-soviéticas produzidos nesse contexto de convulsão social e política.