12 filmes de luta para inspirar a sua caça aos objetivos de vida

CORREIO preparou lista de filmes nacionais e internacionais que utilizam a luta para abordar lições

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O filme que apresenta a trajetória do campeão mundial de boxe Éder Jofre, intitulado de 10 Segundos Para Vencer, foi lançado nesta quinta-feira (27). No longa, o ringue serve como um meio simbólico que faz referências a mensagens sobre princípios e sobre a necessidade das renúncias para que existam conquistas. Diante das inspirações, o CORREIO preparou uma lista com filmes de luta que utilizam dos esportes como formas metafóricas para tratar da caça aos objetivos de vida. LEIA A CRÍTICA DE '10 SEGUNDOS PARA VENCER' CLICANDO AQUI.  Confira a lista completa de filmes:

Creed: Nascido para Lutar (2015)

Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida. O filme vai ganhar uma sequência e o trailer de Creed ll já foi ao ar na quarta-feira (26): confira legendado.

Guerreiro (2011)

Tommy Conlon é o filho mais novo de Paddy e voltou há pouco tempo para casa. Tommy supera os problemas do pai com bebida e passa a treinar com ele para poder participar de campeonatos de MMA (Mixed Martial Arts), o famoso vale-tudo. Só que sua trajetória faz com que tenha que enfrentar no ringue Brendan Conlon, seu próprio irmão.

Menina de Ouro (2004)

Frankie Dunn passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap, seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald, uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Quebrando Regras (2008)

Jake Tyler nunca vai atrás de problema, mas os problemas sempre o encontram, sobretudo desde que seus pais se separaram. Assim que se muda de sua tranqüila cidade em Iwoa para o agito de Orlando, Jake tem de enfrentar um terreno ainda mais problemático ao ser incluído em uma liga de luta underground um tipo de clube de luta para adolescentes. Com a ajuda de seus novos amigos, Jake consegue sobreviver ao caos, mas assim que pensa estar em controle, seu mundo vira de ponta cabeça novamente devido a uma incansável campanha para levá-lo de volta ao ringue. Agora, com a segurança de sua família e seus amigos em jogo, Jake precisa embarcar em uma caminhada de autoconhecimento para saber lutar com controle emocional.

Mais Forte que o Mundo (2016)

A trama nacional traz a história de José Aldo (José Loreto), nascido e criado em Manaus. O jovem precisa lidar com a truculência do pai, Seu José (Jackson Antunes), que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene (Cláudia Ohana), com frequência. Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape. Acreditando em seu futuro como lutador, ele aceita se mudar para o Rio de Janeiro e morar de favor no pequeno alojamento de uma academia. Lá ele recebe o apoio do amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos) e conhece Vivi (Cleo Pires), uma jovem que vai constantemente à academia. Precisando ralar um bocado para se manter, Aldo enfim consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.

A Luta do Século (2016)

  O documentário nacional, dirigido pelo baiano Sérgio Machado, narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e se tornaram dois dos maiores ídolos do esporte no Nordeste. Nos anos 1990, a rivalidade entre eles colocou Bahia e Pernambuco em pé de guerra. Durante mais de 20 anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela última vez.​

Ali (2001) 

Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.

O Vencedor (2010)

Baseado em história real, o filme conta a inusitada trajetória do boxeador Mickey Ward (Wahlberg) até o título mundial dos pesos-leves. Ao seu lado, o irmão Dickie Eklund (Bale), um ex-lutador que se transforma em treinador e quase perde a vida para as drogas e o crime. Amy Adams vive Charlene, garçonete de bar durona que namora o personagem de Wahlberg. Melissa Leo é Alice, a mãe dos irmãos boxeadores.

Anderson Silva: Como Água (2011)

No mais brutal e muitas vezes mal-compreendido esporte do mundo, virar um campeão leva mais do que sangue, suor e lágrimas.Like Water segue o campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, enquanto ele se prepara para coroar sua corrida de quatro anos como rei invicto do esporte com um recorde de 12 vitórias seguidas no UFC. Com acesso intimo a Silva e seu intenso treinamento, emerge um homem inspirador por trás do maior artista do MMA.

Veia de Lutador (2009)

O jovem interiorano Shawn MacArthur (Channing Tatum) chega em Nova York sem nada nas mãos. Mal consegue se virar vendendo mercadorias ilegais nas ruas. Mas sua vida passa por uma guinada quando o golpista Harvey Boarden (Terence Howard) percebe que o garoto tem um talento natural para a luta de rua. Quando Harvey oferece a Shawn a oportunidade de ganhar dinheiro de verdade, os dois acabam formando uma bombástica parceria. Como empresário de Shawn, Harvey o introduz no universo corrupto das lutas de rua, todas sem regras e muito violentas. É o lugar onde homens ricos apostam fortunas em lutadores considerados descartáveis. De um dia para o outro, Shawn se torna um astro das brigas, nocauteando diversos combatentes profissionais, de campeões de artes marciais a lutadores de vale tudo, em uma série de intensos e inacreditáveis ataques. Mas se Shawn pretende escapar deste mundo sombrio, ele vai ter de encarar o mais difícil desafio de sua vida.

Nocaute (2015)

No auge da carreira e da vida pessoal, bem casado com Maureen (Rachel McAdams), pai da adorável e precoce Leila, vivendo com a família numa luxuosa mansão, Billy (Jake Gyllenhaal) tem basicamente tudo o que sempre sonhou para sua vida. Até que num terrível golpe do destino ele perde a esposa, sua filha é levada pelo Serviço Social, sua casa e seus bens são tomados pelo banco, e Billy fica apenas com a bebida e as drogas. Sem amigos e recursos, ele procura a ajuda de um ex-lutador de boxe, agora dono de uma academia, o rigoroso Tick (Forest Whitaker), para voltar ao ringue, recuperar a guarda da filha, o título mundial e a sua própria vida.

Touro Indomável (1980)

O filme conta a história de um boxeador de peso médio e suas vitórias até ter a sua primeira oportunidade de ser campeão da sua categoria. Ele se apaixona por uma linda garota do Bronx, mas a incapacidade de expressar seus sentimentos eventualmente atrapalha sua vida profissional, o que lhe custa tudo.

EXTRA: Os Irmãos Freitas (2019)

Com a série Os Irmãos Freitas, a vida de Acelino 'Popó' também vai entrar no mundo da ficção. Dirigida e roteirizada pelo baiano Sérgio Machado e com exibição do Canal Space, a produção trará locações em regiões turísticas de Salvador e da periferia de São Paulo. O projeto conta com oito episódios e tem previsão de estreia para 2019. 

A série promete traçar a trajetória de Popó desde quando saiu de Salvador até se tornar o seis vezes campeão mundial de boxe. A trama também vai abordar as divergências com o irmão mais velho Luis Cláudio, o primeiro grande boxeador da família. Para assumir o papel do protagonista, foi escalado o ator Daniel Rocha.