130 animais silvestres mantidos em cativeiro são resgatados em Paulo Afonso

Alguns foram liberados no habitat natural; outros precisavam de cuidados veterinários

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2021 às 16:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/PRF

Uma operação resgatou 130 animais silvestres em localidades de Paulo Afonso, na Bahia, na manhã do domingo (11). Participaram Polícia Rodoviária Federal, Inema, ICMBio, Ministério Público e a ONG Animalia. O objetivo era combater crimes contra a fauna, como criação ilegal e tráfico desses animais.

Os policiais flagraram pessoas com grande quantidades de aves sendo mantidas em gaiolas sujas, além de apetrechos como sacolas para esconder pássaros e armadilhas. 

Os responsáveis pelas criações e aprisionamentos ilegais foram identificados. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder em liberdade por crime contra o meio ambiente. O Inema ainda aplicou multas e sanções administrativas.

As aves apreendidas foram encaminhadas ao Cetas, onde passaram por triagem, foram alimentados e tratados por veterinários e biólogos. Alguns deles tinham condições de serem reinseridos na natureza e foram soltos nos seus habitats. 

Muitas vezes, os animais resgatados precisam de cuidados mais intensos por conta dos maus tratos, com lesões da captura ou estão debilitados pelo muito tempo de cativeiro.