400 anos de tradição: Reisado de São Benedito é festejado em Cairu

Festa foi introduzida no Brasil pelos franciscanos portugueses.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 11:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Elton Andrade/Divulgação

Mantendo a tradição quadricentenária, os moradores de Cairu, município do Baixo Sul da Bahia, celebram o Reisado de São Benedito no próximo sábado (11) e domingo (12). Os festejos veneram um dos padroeiros da cidade, o santo protetor dos negros e escravos.  

A cidade preparou uma programação com Missa solene no Convento de Santo Antônio, às 10h do domingo. Depois, vai ser realizado um cortejo pelas ruas da cidade com participação de grupos folclóricos da região, com Congos e Chegança, Fanfarra Municipal e a Filarmônica Centro Popular Cairuense.  

O ponto alto do festejo é quando as famílias voltam a se reunir no adro do convento para o anúncio do novo reinado. Neste momento, acontece a descida da bandeira de São Benedito. No mastro estão presos pedaços de cana que, segundo a tradição religiosa, serve para curar diversas enfermidades. Por isso, os pedaços são divididos entre os presentes. 

Além da programação religiosa, a Prefeitura de Cairu preparou uma programação com shows que começam neste sábado (11) e vão até domingo. No palco, atrações como Banda Samba Connós, Flavinho e a Carreta, Lucinho Mendes, Tom Black, Pirilampo, Sinho Bernardo e Canindé irão animar a festa. 

São Benedito nasceu na Itália, em 1526, filho de descendentes de escravos vindos da Etiópia, e mais tarde libertos por seus senhores. O santo viveu entre os irmãos eremitas de São Francisco de Assis e o Convento dos Capuchinhos. Ele era conhecido pela sua humildade e obediência. Mesmo sendo leigo e analfabeto, foi eleito como superior do mosteiro.  

Sua festa foi introduzida no Brasil pelos franciscanos portugueses. O dia de São Benedito é 26 de dezembro, mas em Cairu a festa sempre acontece depois, no segundo domingo de janeiro, aproveitando as celebrações da Festa dos Santos Reis.