42 veículos por hora

Por Antônio Meira Jr.

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Publicado em 16 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Foto: Hyundai A Hyundai está ampliando a capacidade produtiva de sua fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo, de 180 mil unidades por ano para 210 mil veículos. Esse novo volume vai corresponder a 17 mil carros acima do que foi feito ano passado, quando foram fabricados 193 mil unidades - volume já acima da capacidade instalada graças a ganhos de eficiência. Para este ano, a empresa sul-coreana investiu R$ 125 milhões em melhorias nas operações e aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia, incluindo robôs. Dessa forma, a produção vai passar de 36 veículos por hora para 42, com a fábrica funcionando em três turnos. Atualmente, a Hyundai produz em Piracicaba o Creta e os três veículos da linha HB20, que será atualizada no último trimestre do ano. A ampliação na produção demonstra que a marca acredita no crescimento do mercado e também no potencial do novo HB20.

PLANOS ENÉRGICOS O Grupo Volkswagen promete ampliar a produção e a variedade de seus próximos veículos elétricos. De acordo com a empresa, as 12 marcas que compõem o grupo terão 70 modelos totalmente elétricos na próxima década, o que deverá corresponder a mais de 20 milhões de veículos movidos à bateria. Anteriormente, a VW trabalhava com a previsão de 15 milhões distribuídos por 50 modelos. Essa atualização vai ajudar o grupo na redução de emissões médias de CO2 de seus novos veículos em 30% até 2025 e 40% até 2030, na comparação com os níveis de 2015. NA ONDA DOS SUVS Bentley, Rolls Royce, Ferrari e Lamborghini, marcas de luxo e de  superesportivos, se renderam à moda dos SUVS para conquistar novos consumidores. A britânica Aston Martin também vai estrear neste segmento com o DBX no final deste ano e revelou essa semana imagens de testes do seu utilitário esportivo. Coberto por adesivos que ocultam linhas e detalhes, o SUV utiliza a mesma plataforma do  Lagonda, sedã de luxo que será lançado apenas em 2021 e que também será fabricado em St. Athan, no País de Gales. A Alfa Romeo, que estreou recentemente neste mercado com o Stelvio, revelou que terá um modelo menor, o Tonale. A Aston Martin divulgou imagens de testes do seu primeiro utilitário MENOS EMPREGOS  No entanto, haverá um efeito colateral: “A construção de um carro elétrico envolve cerca de 30% menos esforço do que com um motor de combustão interna. Isso significa que precisaremos fazer cortes de empregos”, alertou Herbert Diess, CEO global da VW. O executivo afirmou que a transformação elétrica das empresas do grupo, que inclui marcas como Audi, Bentley, Buggati, Lamborghini e Porsche, envolverá mudanças internas para agilizar os processos, com uso intensivo de softwares.

DE OLHO NOS EUA Depois de voltar a dar lucro e adquirir a Opel, a PSA planeja voltar ao mercado americano. A Peugeot saiu do mercado americano em 1991, impulsionada por uma recessão, queda nas vendas e aumento dos custos das regulamentações nos Estados Unidos. No entanto, este retorno não deve acontecer antes de 2026, até lá a PSA tem se concentrado em compartilhamento de carros e outras iniciativas de mobilidade, como o serviço Free2Move na América do Norte.

FEIRÃO NO SHOPPING Hoje e amanhã, as concessionárias Chevrolet da capital realizam um feirão no Salvador Shopping. Entre os destaques do evento está uma  oferta do Cruze com taxa zero e parcelamento em até 36 vezes. A expectativa da Columbia, Frutos Dias, Grande Bahia e Retirauto é vender 120 carros.