4,5G da Claro chega a Salvador até o final do ano

Tecnologia promete velocidade mais rápida para internet nos celulares

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 14:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Claro anunciou nesta terça-feira (3) a ampliação da tecnologia 4,5G para várias cidades do Brasil, incluindo Salvador, até o final do ano. Também recebem a tecnologia São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Luis (MA) e Campinas (SP). O serviço já está disponível em Brasília. 

“A Claro está fortemente voltada a entregar a melhor experiência de serviços ao consumidor brasileiro e para isso tem um plano robusto de investimento para modernização e expansão de sua rede no país”, afirma Paulo César Teixeira, CEO da Claro. 

No 4,5G, as velocidades médias de navegação podem ser até 10 vezes maiores do que no 4G convencional. A tecnologia tem três requisitos técnicos que precisam estar disponíveis na rede e suportados pelos smartphones:

* Carrier aggregation (agregação de faixas): permite a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora, o que permite criar uma supervia de transmissão para navegar com mais velocidade. A tecnologia exige agregação de até 2 faixas diferentes de frequência e exige um mínimo de 30 MHz de largura de banda no canal consolidado.

* MIMO 4 X4: recurso que permite que a transmissão entre torre e smartphone seja feito usando 4 antenas de recepção e 4 de transmissão.

* Modulação avançada 256QAM: esquema que permite maior eficiência, transmitindo mais bits de dados a cada tempo.

“Seria como ampliar uma estrada com várias faixas de rolagem (carrier agreggation) e ainda ‘turbinar’ o fluxo com veículos mais rápidos e com maior capacidade de carga (com MIMO 4x4 e Modulação 256 QAM). O resultado é um desempenho muito maior no tráfego de informações”, explica André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro. “É uma tecnologia extremamente avançada, que por enquanto só a Claro vem investindo no País e que coloca o Brasil entre os poucos do mundo que já dispõe de redes móveis tão modernizadas”.

O Galaxy S8, o S8+ e o Moto Z2 Force são aparelhos atualmente disponíveis no Brasil que são compatíveis com o 4,5G.