87% das escolas municipais seguem funcionando, diz prefeitura

Secretário Bruno Barral afirmou que enquanto professores não voltarem a trabalhar não haverá negociação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2018 às 15:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A greve dos professores não afetou a maior parte das escolas municipais de Salvador - 87% seguem funcionando normalmente, de acordo com a prefeitura, em balanço divulgado nesta sexta-feira (13). O número é maior do que o de ontem, quando o levantamento apontou que 86% das unidades seguiam com aula. Apenas 13% das unidades fecharam as portas por conta da paralisação, o que equivale a 56 escolas.

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, afirmou que enquanto os professores não voltarem a trabalhar não haverá negociação. "A APLB está adotado de todas as táticas possíveis para tentar evitar que a categoria deixe de trabalhar e até mesmo para dar a impressão de que as escolas estão fechadas, o que não é verdade. Esse é um movimento eminentemente partidário, e a prova disso é que a APLB não atua da mesma forma em relação ao governo do estado. Só vamos voltar a negociar com o fim da greve", diz.

Barral ressalta que a prefeitura fez proposta de reajuste de 2,5% à categoria e destaca que desde o início da gestão os professores têm conseguido ganhos reais. Em 2013, o percentual foi de 7,8%, em 2014 foi de 8,3%, em 2015 foi de 8% e em 2017 foi de 2,5%. "Em todos os anos da gestão do prefeito ACM Neto, nós tivemos uma proposta na mesa, com exceção de 2016. Mesmo assim, a greve é contra a Prefeitura e não contra o estado, mesmo com todo o histórico de avanços", diz.

Para o secretário, os professores merecem, sim, mais, mas é preciso considerar a situação econômica atual. Para ele, também, a educação é mais do que salários. 

Entre aquelas que abriram normalmente está a Escola Municipal de Pernambués, onde os professores e todos os servidores foram trabalhar. "A atual gestão já reformou, reconstruiu ou construiu mais de 63% das unidades escolares desde 2013, com mais de R$300 milhões investidos. Saímos de 17 mil vagas para mais de 40 mil na Educação Infantil, investimentos para melhorar a merenda e os kits escolares e Salvador foi a capita que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ou seja, crescemos em quantidade e qualidade", garante.

O prefeito ACM Neto informou ontem que os professores que não forem trabalhar terão o ponto cortado caso não compareçam às escolas este mês. Ele classificou a greve como partidária.