A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Athayde
  • Eduardo Athayde

Publicado em 25 de março de 2019 às 09:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, tão inspiradores quanto ambiciosos, formam uma agenda mundial composta por 17 objetivos a serem atingidos até 2030 [www.agenda2030.com.br]. Adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, foi oficialmente recepcionada pelo Estado brasileiro.

A nível global, os ODS são apoiados pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), que fornece capacitação em água, energia, clima, oceanos, urbanização, transporte, ciência e tecnologia. A nível nacional, os ODS são acompanhados pela Secretaria de Governo da Presidência da República [odsbrasil.gov.br] que, entre outras atribuições, tem a responsabilidade de difundir e apoiar o processo de implementação da Agenda 2030 no país.

Envolvidos com os ODS, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE [goo.gl/xJghg1], o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA [goo.gl/j1dN6E], e a Embrapa [goo.gl/SDAR5o], disponibilizam suas equipes técnicas para ações nos estados e municípios.

Localmente, a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, vem apoiando seus associados com a “Mandala ODS” [ods.cnm.org.br/mandala-municipal]. Esse aplicativo é disponibilizado aos gestores públicos municipais visando facilitar diagnósticos para a Agenda 2030, gerando gráficos do tipo “radar” que mostram o grau de desenvolvimento do município nas dimensões, econômica, social, ambiental e institucional.

Reeducar crianças, jovens e adultos, especialmente gestores, é a meta do ODS 4 - Educação de Qualidade [goo.gl/9KXxjs]. O município de São Paulo, com apoio da UNESCO, construiu um novo currículo do Ensino Fundamental que inclui a Agenda 2030, relacionando seus objetivos de aprendizagem a cada um dos 17 ODS, formulando a pergunta: Qual educação queremos fornecer hoje para formar os cidadãos de nossa cidade em 2030?

Na Bahia, os municípios de Salvador, Feira de Santana, Piritiba, Jacobina e Morro do Chapéu - onde, em breve, todos os telhados serão solares - já adotaram os ODS. Outros como Catú, São Sebastião do Passé, Alagoinhas e Pojuca, já foram visitados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, com apoio da Petrobrás, que firmou parcerias visando estimular a territorialização e aceleração dos ODS nos 110 municípios em que está presente.

O município de Salvador, em parceria com o Senai/Cimatec, focando nos ODS 8, 9, 10 e 11 da Agenda 2030, lançou duas chamadas. Um para Cidade Sustentável [goo.gl/4NuuqR], no valor de R$55 milhões, centrado na inovação da cadeia de valor de indústrias e startups, micro e pequenas empresas; e outro, Cidade Conectada, convidando startups para apresentarem soluções nas áreas de transparência, engajamento cidadão, universalização do acesso à internet e internet das coisas [chamadacidadeconectada.com]

Na área da Baía de Todos os Santos - Sede da Amazônia Azul - onde a Secretaria de Turismo do Estado foca no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos de US$85 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os municípios de São Francisco do Conde e Candeias já se qualificam para a Agenda 2030 cientes que, como banco multilateral, o BID é responsável pela implementação dos ODS nas suas áreas de atuação.

A Marinha, através do 2° Distrito Naval, alinhada ao ODS 14 - Vida na Água [goo.gl/MkBAvf], articula-se para avançar no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) e trazer para a Baia de Todos os Santos o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), ferramenta de inteligência, busca e salvamento para uso civil e militar, com informações em tempo real. O Cimatec, em recente convenio firmado com a Marinha, prepara o lançamento do Cimatec Mar, uma iniciativa que qualificará a Bahia para acompanhar os ricos avanços internacionais da economia do mar.

"A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência", disse Antonio Guterres, Secretário Geral da ONU. Cenários internacionais, descritos pelo WWI-Worldwatch Institute com fatos e dados, revelam iniciativas inovadoras de municípios do mundo - ávidos por parcerias com os potenciais locais dos municípios brasileiros que, na era digital, passam da condição de "interior" para o status de "pontos do planeta".

Os smartphones, com inteligência artificial e em tempo real criam uma especie de realidade onipresente, modificam e aceleram as tomadas de decisões empoderando pessoas. Como estarão os jovens empoderados de hoje quando assumirem o comando daqui a dez anos? A adoção antecipada da Agenda 2030 pode fazer diferença.

Eduardo Athayde é diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil [email protected]

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores