A caminho da inovação no mercado da construção civil

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Innovatio. O termo latino deu origem à palavra inovação e significa uma ideia ou objeto desenvolvido de forma a instaurar novos modelos. A junção do inovar com a vontade de transformar é uma ferramenta poderosa que reverbera em várias direções. Nós, da ADEMI-BA, sabemos disso na prática.

Exemplo desse comprometimento em trazer mudanças positivas é o Prêmio de Inovação Acadêmica, que a associação lançou no ano passado e chega agora em sua 2ª edição mais pulsante. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e podem participar estudantes de cursos de arquitetura, engenharia e construção, em nível técnico, graduação e pós-graduação.

A iniciativa tem o objetivo de unir conhecimentos acadêmicos e ideias inovadoras de jovens estudantes. Com isso, são apresentados projetos de pesquisa e estudos de caso para o mercado da construção civil sugerindo melhorias em âmbitos como sustentabilidade, redução de custos e desperdício de material, além de melhor aproveitamento do tempo.

O diferencial do Prêmio está no fato de que os projetos são colocados em prática pelas construtoras e incorporadoras associadas da ADEMI, fazendo uma transformação que é sentida diretamente pelo público baiano nos lançamentos que o estado recebe.

Na primeira edição, dois projetos saíram vencedores. “Aplicação na simulação Building Information Modeling - BIM 4D visando a melhoria da segurança no canteiro de obra” foi o tema do estudante de graduação. Já na pós-graduação, o BIM também teve destaque com o trabalho “Uso e simulações Building Information Modeling - BIM 4D para redução das perdas logísticas no canteiro de obras”.

O BIM trata-se de um conjunto de ferramentas que possibilita a construção virtual de um empreendimento de forma precisa e a ADEMI foi visionária ao perceber que essa inovação é cada vez mais adotada pelo mercado em todo o Brasil. Um tempo depois, uma nova ação do Governo Federal tornou obrigatório o uso desta ferramenta até 2021.

Todos os trabalhos passam por uma Comissão Julgadora formada por diversos professores de universidades dos cursos afins e são analisados através das categorias de Qualidade Técnica; Grau de Inovação; Contribuição Técnica, Aplicabilidade e Qualidade de Apresentação.

Este ano, o tema é “A construção civil na era da Indústria 4.0” e o resultado será conhecido no dia 23 de maio, quando acontece o Prêmio Ademi-BA que, além de reconhecer os melhores projetos de Inovação Acadêmica, premia as ações transformadoras realizadas pelas construtoras e incorporadoras.

Além do prêmio e da visibilidade dados pelo Inovação Acadêmica, o melhor trabalho recebe ainda uma bolsa de estudo no valor mensal de R$1.500,00 durante um ano para desenvolver um artigo, além de comprometer-se a apresentar um protótipo de aplicabilidade ou a qualificação e monografia em caso de mestrado.

Todo esse panorama só nos faz acreditar que a inovação realmente faz a diferença. Seguimos comprometidos em acolher novos talentos e oferecer soluções aplicáveis no contexto da indústria local, voltadas principalmente para o aumento da produtividade, segurança e qualidade.

Claudio Cunha é presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia)