A cara da Alemanha: Bavária tem cerveja, roupas e comidas típicas

Castelos, parques, alpes e muita história é o que te espera durante visita à região

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 25 de julho de 2018 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Carol Neves/CORREIO

Castelos, parques, alpes, história e muita cerveja. Quem visita a Bavária pode se preparar para uma viagem com muita emoção. O ponto de partida é a capital, Munique. Uma cidade acolhedora, muito musical e, claro, cervejeira. A famosa Oktoberfest acontece apenas em outubro, mas durante todo o ano é possível sentir um gostinho da festa. São mais de 400 biergartens (bares ao ar livre) e bierkellers (fechados), todos regados a chope, em canecas de 500 ml ou 1 litro.  Munique é a capital da Bavária, uma cidade musical, acolhedora e bastante cervejeira (Foto: Pixabay/Divulgação) Maior parque da cidade, o Jardim Inglês tem alguns biergartens – o principal deles fica na Torre Chinesa. A dica é entrar pela Eisbach Walle, onde os surfistas aproveitam a correnteza mais forte do rio que corta o parque para pegar onda. De lá, siga caminhando e aproveitando as áreas verdes.

Quem visita a Bavária pode se preparar para uma viagem com muita emoção.O ponto de partida é a capital, Munique. A famosa Oktoberfest acontece apenas em outubro. São mais de 400 biergartens (bares ao ar livre) e bierkellers (fechados), todos regados a chope, em canecas de 500 ml ou 1 litro. Maior parque da cidade, o Jardim Inglês tem alguns biergartens – o principal deles fica na Torre Chinesa. A dica é entrar pela Eisbach Walle, onde os surfistas aproveitam a correnteza mais forte do rio que corta o parque para pegar onda. De lá, siga caminhando e aproveitando as áreas verdes. Se for Verão, muitos alemães curtem as áreas mais próximas ao rio com roupa de praia mesmo. Em uns 20 minutos, você chegará à área da torre, onde pode ir ao restaurante, tomar cerveja ou um sorvete. A Hofbräuhaus é a mais famosa delas – foi fundada em 1589 e fornece cerveja para todo o país. Tem áreas abertas e também salões fechados. Além das cervejas, é possível experimentar comidas típicas da Alemanha, como a Weisswurst (salsicha branca). A comida no país é do jeito que você deve imaginar: muita salsicha, batata e carne de porco. Em qualquer lugar é possível comprar um currywurst, feito com uma salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, acompanhada de batata frita. Nas padarias, experiemente o pretzel original. Para quem gosta de comida, uma visita ao Viktualienmarkt será uma festa. É um mercado de rua com produtos frescos: queijos, vinhos, frutas, flores, temperos, salsichas. No meio tem um biergarten ótimo para fazer uma paradinha e beliscar algo dos stands. Além do Jardim Inglês, a cidade tem outros parques interessantes. O Parque Olímpico fica no local em que aconteceram as Olimpíadas de 1952. São várias áreas de lazer e, no Verão acontece um festival, além de uma feirinha de objetos de segunda mão. Ainda dá para aproveitar e ver um belo pôr do sol da Olympiaberg. Outra possibilidade é subir na Torre Olímpica para ver Munique do alto (7 euros).

Uma publicação compartilhada por Bazar (@bazarcorreio) em

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Se for Verão, muitos alemães curtem as áreas mais próximas ao rio com roupa de praia mesmo. Em uns 20  minutos, você chegará à área da torre, onde pode ir ao restaurante, tomar cerveja ou um sorvete.   A Hofbräuhaus é a principal cervejaria do país (Foto: Carol Neves/CORREIO) Se viajar em época de frio, pode curtir as cervejarias fechadas. A Hofbräuhaus é a mais famosa delas – foi fundada em 1589 e fornece cerveja para todo o país. Tem áreas abertas e também salões fechados. Os funcionários usam roupas típicas bávaras e cada cômodo tem uma decoração especial.

Além das cervejas, é possível experimentar comidas típicas da Alemanha, como a Weisswurst (salsicha branca). As delícias de lá são do jeito que você deve imaginar: muita salsicha, batata e carne de porco. Em qualquer lugar é possível comprar um currywurst, um dos pratos rápidos mais comuns do país. Ele é feito com uma salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, geralmente acompanhada de batata frita. Nas padarias, faça questão de comer um pretzel original.  Prédio da nova prefeitura fica na praça central de Munique (Foto: Carol Neves/CORREIO) Para quem gosta de comida, uma visita ao Viktualienmarkt será uma festa. É um mercado de rua com produtos frescos: queijos, vinhos, frutas, flores, temperos, salsichas... No meio tem um biergarten ótimo para fazer uma paradinha e beliscar algo dos stands. Mesmo sendo ponto turístico, é possível notar que muitos moradores fazem feira lá e o clima é bastante agradável.

Além do Jardim Inglês, a cidade tem outros parques interessantes. O Parque Olímpico fica no local em que aconteceram as Olimpíadas de 1952. São várias áreas de lazer e, no Verão acontece um festival, além de uma feirinha de objetos de segunda mão. Ainda dá para aproveitar e ver um belo pôr do sol da Olympiaberg. Outra possibilidade é subir na Torre Olímpica para ver Munique do alto (7 euros). Durante os meses de calor, os alemães aproveitam os parques para tomar um banho de sol (Foto: Carol Neves/CORREIO) E não se pode falar de Munique sem falar da Marienplatz. É o coração da cidade e está sempre lotada. A maior parte dos prédios históricos está ali e turistas se reúnem para ver o espetáculo do Glockenspiel, o relógio cujos bonecos se animam diariamente às 11h, 12h e 17h, no prédio da Nova Prefeitura. Também vale a pena subir na torre do relógio para ter uma vista de cima do centro da cidade (apenas 3 euros e a subida é de elevador). Para quem quiser ver do alto a própria torre, a prefeitura e o relógio, também dá para subir na Igreja de São Pedro, que fica em frente (3 euros, mas são 300 degraus de escada). Nos arredores, belos cafés, lojinhas de souvenir. Próximo, na Kaufinger Straße, lojas de todas as marcas que você imaginar. Perdição para quem não perde uma comprinha. (Foto: Carol Neves/CORREIO) Se você gosta de futebol, uma visita ao mítico Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, maior time alemão, é essencial. Conseguir ingresso para uma partida só com antecipação de dois meses ou mais. Mas um tour pelo estádio e museu do clube é mais acessível (19 euros para adultos).

A cidade é bastante vibrante e musical, com povo amigável. Não se espante se estiver andando e de repente encontrar uma competição de corais ou uma apresentação de uma banda de sopros infantil em meio a uma das vias turísticas. Castelo que inspirou Cinderela é cenário dos sonhos (Foto: Divulgação/Pixabay) Arredores Um dos cartões-postais mais famosos da Alemanha, o Neuschwanstein inspirou o castelo da Cinderela. Dá para fazer um bate-volta de um dia a partir de Munique. São duas horas de trem até Füssen, depois um ônibus até a bilheteria e mais a subida para o castelo. Com os alpes ao fundo, o cenário é lindíssimo. Dentro, mobiliário e obras de arte da época do rei Ludovico 2º.  As visitas têm hora marcada – é bom comprar online antecipadamente (custa 13 euros). 

É impossível visitar a Alemanha e não ver sinais da história, especialmente da Segunda Guerra Mundial. A uma hora de trem de Munique está Nurembergue, cidade-palco do julgamento de nazistas depois da Guerra. Lá, é possível visitar o Centro de Documentação, um museu que reconta detalhes da época. Também na cidade, há o Campo Zepelin, onde aconteciam marchas e convenções do partido nazista.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, Dachau, o campo de concentração mais antigo, também fica nos arredores de Munique. Para chegar lá, são 20 minutos de trem mais um ônibus – o percurso total dá cerca de meia hora. O fluxo constante de visitantes não vai deixar você se perder.

Ao todo, 43 mil pessoas morreram em Dachau e a visita é bem pesada: além da história e das fotos da época, é possível ver as celas onde os prisioneiros ficavam, as câmaras de gás, o crematório... Só vá se estiver preparado para ficar frente a frente com esse momento da história. A entrada é gratuita.  Campo de concentração em Dachau pode ser visitado (Foto: Divulgação/Pixabay) Dicas

Pra lá e pra cá O transporte público é muito bom e tranquilo e é a melhor opção para se deslocar. Em Munique, você pode comprar um bilhete único, de uso diário, ou passe para três dias. Se tiver em grupo, há opções para até cinco pessoas. O preço vai variar de 6 a 30 euros a depender do tempo e também de por quais áreas você for circular – a cidade é dividida em zonas. O bilhete permite usar todos os modais de transporte dentro das zonas que você comprou. A bicicleta também é uma boa opção (a partir de 15 euros por dia). Munique é quase toda plana e tem muitas ciclovias. Você também pode levar a bike no metrô. Chucrute, salsichão, mostarda... Quer um trio mais alemão que esse? (Foto: Carol Neves/CORREIO) Ajuda Se precisar de qualquer informação sobre Munique e arredores, na Marienplatz há um centro para turistas que tem mapas em várias línguas, dicas do que está acontecendo na cidade e de como ir para atrações em toda a Bavária. Além disso, também é possível tirar dúvidas específicas com funcionários.

Sem aperto Como em vários locais da Europa, há banheiros espalhados por vários pontos, mas é preciso pagar para usar. Tenha sempre algumas moedinhas à mão.