A crise dos últimos anos obrigou as empresas da construção se reinventar

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Publicado em 11 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Salão Imobiliário da Bahia, promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), vem sendo um importante termômetro do setor de construção civil. Nos últimos anos, conseguimos o fortalecimento da nossa marca através da presença de mais de 20 empresas por edição, oferecendo oportunidades para as mais de 200 mil pessoas que já passaram por lá.   A forte crise econômica que tomou conta de nosso país nos últimos anos obrigou as grandes empresas do ramo a se reinventarem. Vencendo os imbróglios que deixaram o evento suspenso no ano de 2015, e após quatro anos sem novidades no mercado, tivemos um novo respiro a partir do ano passado.   Após a sanção da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos) em 2016, que restabeleceu a segurança jurídica para o mercado e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que permitiu novas atividades nos bairros, conseguimos encontrar novos nichos e apostas para a construção civil.   Há um mês da 11ª edição, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, estamos otimistas para a ocasião. Com criatividade e planejamento, foi possível lançar novos empreendimentos e oferecer oportunidades especiais para o cliente final. Aproveitar o Salão para investir é a certeza de contar com a chancela da Ademi em sua aquisição.   Seguimos acreditando neste formato, que permite um contato direto e mais próximo entre incorporadoras e clientes. O que podemos adiantar para essa próxima edição, que acontecerá dessa vez no Salvador Shopping, é a promoção de oportunidades em Salvador e na Região Metropolitana.   Em todas as edições tivemos a venda de imóveis novos, prontos para morar ou em construção, sejam eles apartamentos, casas e até mesmo salas comerciais. Condições especiais de financiamento, utilização de crédito bancário e divisão da entrada são algumas das oportunidades imperdíveis que serão oferecidas este ano.   Outra característica do mercado que a Associação tem acompanhado é a mudança do perfil do público consumidor. Ele tem se tornado cada vez mais diversificado e exigente, tanto no que tange ao poder econômico quanto às novas constituições familiares.   Em recente pesquisa apresentada para os nossos associados, percebemos uma migração nos interesses do consumidor. Essa pesquisa avaliou pontos distintos e apresenta dados como métricas anuais, mapa de disponibilidade, mapa de lançamento e mapa de vendas.   A avaliação trouxe informações de acordo com a oferta e procura, tipologia do imóvel (apart-hotel, residencial, comercial), padrão (econômico, Minha Casa Minha Vida, médio, alto), localidade (Salvador, Região Metropolitana e interior), entre outros, e permitiu a criação de estratégias direcionadas para atender aos anseios do cliente final. Temos percebido, ainda, uma diminuição da quantidade de filhos nas famílias contemporâneas e também o aumento de jovens que saem de casa cada vez mais cedo em busca de liberdade.   Por isso, no Salão, reunimos desde apartamentos financiados através de programas como o Minha Casa Minha Vida até condomínios de alto luxo. Nas últimas dez edições, tivemos oportunidades por menos de R$ 100 mil, com ótimas opções de financiamento, além da certeza de comprar um imóvel novo com a chancela da Ademi. Ao longo de todas as edições, o Salão Imobiliário já movimentou mais de R$ 2,5 bilhões  em negócios gerados. E, em 2018, seguimos no caminho de gerar negócios e apoiar nossos associados.  

* É presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi)