A crise já passou, avisa a MRV

Por Flávio Oliveira

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Especializada em imóveis populares, a MRV Engenharia e Construções acredita que a crise econômica brasileira ficou para trás. A crença é baseada, entre outras coisas, nos números registrados na loja virtual da construtora. As ferramentas de análises de dados associadas aos atendimentos virtuais registraram um aumento de 20% na procura por unidades vendidas pela construtora na comparação entre o período de janeiro a setembro deste ano, total de 35.445, e os nove meses imediatamente anteriores – abril a dezembro de 2016 -, que somou 27.892.Em outra base de comparação, entre janeiro e setembro deste ano com igual período de 2106, o aumento na procura foi de 15%. A taxa de aumento da procura alcança 26,14% quando é feita a relação entre os atendimentos realizados em setembro do ano passado, 2.907, e o mesmo mês deste ano, 3.936. Os dados se referem apenas aos atendimentos virtuais feitos para imóveis de Salvador e região metropolitana.

Salão  E é com este otimismo – alimentado também pela decisão da Caixa em reduzir para 50% o teto de financiamento de imóveis usados, o que favorece o mercado de imóveis novos - que a empresa vai se lançar no X Salão Imobiliário da Ademi-Ba, entre 24 e 29 próximos, no terceiro piso do Shopping da Bahia. Ela cai colocar 700 imóveis a venda, localizados em seis empreendimentos em diferentes estágios de construção (dois deles estão prontos para morar). E para potencializar as vendas, a depender da negociação com o consumidor, o desconto pode chegar a R$ 8 mil. Assim como a MRV, a Ademi-Ba (Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia) também acredita que este será o salão da virada, indicando a retomada do setor. Vale lembrar que a construção civil, além de lidar com o sonho da casa própria, é, entre as atividades econômicas, uma das que mais gera postos de trabalho.  Banco melhora projeções para o Brasil Um cenário melhor para a economia brasileira também foi percebido pelo Santander. Em um estudo divulgado no último dia 11, o banco reviu suas projeções para 2017 e 2018. A constatação da equipe da sua equipe de analistas é que em dezembro deste ano, o juro básico (taxa Selic) chegue a 7% ao ano (a estimativa até então era de 7,5%), o menor patamar desde março de 1999 (início da série histórica) e, que, em janeiro de 2018 caia ainda mais, para 6,75% ao ano. E o PIB deve acelerar de uma variação de 0,8% em 2017 para 3,2% em 2018 (até então, as previsões do banco eram de 0,5% neste ano e 2,5% no próximo).  A taxa Selic controlada é um bom sinal, o crédito fica mais barato, motivando os investimentos e assim aquecendo a economia. O Santander, porém, adverte que é preciso aprender com os erros do passado e que o cenário de juros “civilizados” pelas próximas décadas depende do aprofundamento do ajuste fiscal como forma de controlar a inflação.  

Publicidade como negócio social  A campanha publicitária lançada no embalo da inauguração de quatro novas estações de metrô de Salvador incluiu anúncios no projeto ‘Outdoor Social’, um negócio social que instala placas/outdoors de campanhas nas casas de moradores de comunidades com o objetivo de gerar renda e causar impacto social. Cada morador que tem a placa da campanha instalada na fachada da sua casa recebe uma quantia que varia entre R$ 100 e R$ 130. Cerca de 72 placas da campanha do metrô foram instaladas em seis comunidades: Mussurunga, Pernambués, Trobogy, Bairro da Paz, além de São Caetano e Bonocô. A campanha segue sendo veiculada até o dia 23 de outubro.