A descrença leva à barbárie

artigo
08.05.2019, 15:30:00
Atualizado: 10.05.2019, 18:32:43

A descrença leva à barbárie

Humanos, para viverem juntos, precisam construir redes de cooperação. Para isto, é necessário criar ordens imaginárias, mitos inventados e reproduzidos pela cultura. Espontaneamente, sapiens não são afeiçoados a viverem juntos em grandes dimensões. O instinto de cooperação talvez funcione a grupos restritos, mas não em reinos, cidades e países com enorme densidade demográfica. Por isso, a função da crença em mitos partilhados é a única salvaguarda para colaboração social com pessoas desconhecidas.

Mito se refere a forma como a sociedade organiza-se, baseada em diferentes distinções sociais com origem na crença em seres espirituais, leis da natureza, deuses, pseudociência. Ordens imaginadas são preexistentes e tendem a moldar nossa forma de viver; se questionadas a fundo desmoronam como castelos de areia. Yuval Harari nos conta isso no seu livro mais conhecido, Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.

Agora olhemos para nossa realidade moderna, ocidental e brasileira, especificamente a nossa Carta Magna, em especial o item Direitos e Garantias Fundamentais, artigo 5 : “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. A igualdade é o conceito central aqui que norteia uma Constituição democrática. Sua raiz/crença moderna é religiosa. Até aí não há problema. Mas para que o espírito se torne carne, é fundamental que o Estado faça com que todos acreditem nessa ordem, crença, ideologia, poder simbólico, consciência coletiva, representação imaginada chamada Estado Democrático de Direito.

 Quando são relatados casos em que um policial despreza a integridade física de uma pessoa, como o caso do torcedor uruguaio que foi espancado por supostos flamenguistas no Rio de Janeiro, ou o cidadão comum que ignora a autoridade do policial e agride o torcedor bem à sua frente, isso é um sintoma de retrocesso civilizacional, um perigoso desrespeito a ordem.[1]

Para estender a Democracia, os Direitos Humanos e pensar no progresso moral inclusivo e igualitário, os representantes do Estado e seus funcionários precisam ser exemplos. Uma figura pública jamais pode dizer que existem “direitos humanos para humanos direitos”.

As instituições devem funcionar visando garantir a legitimidade estabelecida! Discursos de ódio e preconceito não devem ser tolerados em hipótese nenhuma. É preciso punir com rigor. Se nada disso funcionar, se uma camada considerável da sociedade desacreditar nesses valores e em seus fundamentos, o que resta é o vale tudo. E o que vem depois? Outra ordem imaginada que talvez possa ser muito mais excludente.

Por ora, ao que tudo indica, a Democracia ainda é a forma mais inclusiva existente, ao menos na sua idealidade, como norteadora. Mesmo que ela esteja fundada no mito da igualdade e da liberdade natural (quase sempre conflitantes factualmente) devemos nos esforçar para manter viva essa crença.


[1]  (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/03/video-mostra-torcedor-sendo-espancado-ao-lado-de-pm-corporacao-diz-que-ele-seguiu-orientacao.ghtml)


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lazzo-matumbi-faz-reverencia-a-irma-dulce-em-musica-ouca/
Cantor homenageou a mulher que, em outubro, se tornará Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-grava-musica-para-primeira-santa-do-brasil-ouca/
Cantor homenageou Irmã Dulce; Ela será canonizada em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/margareth-empresta-vozeirao-para-reverenciar-irma-dulce-ouca/
Cantora e outros artistas fizeram uma homenagem para a primeira santa do Brasil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saulo-grava-musica-em-homenagem-a-irma-dulce-ouca/
Cantor se juntou a outros artistas para reverenciar a primeira santa do Brasil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivete-saulo-e-margareth-50-artistas-gravam-musica-para-irma-dulce/
A Bahia canta para Irmã Dulce, futura Santa Dulce dos Pobres; ouça
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais