A força das pequenas e médias

Por Donaldson Gomes

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  • Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2017 às 05:27

- Atualizado há um ano

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A Bahia teve cinco representantes no ranking da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”, realizada pela consultoria Deloitte, em parceria com a revista Exame. A baiana Gertec Brasil – do segmento de máquinas, equipamentos e ferramentas – liderou o ranking no Nordeste e ficou na 16ª colocação nacional. A empresa conseguiu um aumento de 108% na renda líquida entre 2014 e 2016, de acordo com estudo. As outras quatro pequenas e médias que se destacaram na pesquisa foram a construtora MA Almeida, a Ciberian TI, a Alimentos Tia Sônia e a Morais de Castro Produtos Químicos. A pesquisa realizada há 12 anos, mostra como empresas emergentes aliam temas de maior impacto sobre os negócios – tais como gestão, governança corporativa, capital humano, empreendedorismo, inovação e finanças – aos desafios impostos pelo cenário macroeconômico brasileiro.

Caminhos abertos Candidato único em eleição marcada para o dia 2 de outubro, o atual presidente da Fieb, Ricardo Alban, colhe os frutos do trabalho que iniciou quando precisou substituir o falecido empresário Carlos Gilberto Farias, à frente da entidade. De lá para cá o presidente conversou, agregou e conseguiu atrair grupos que estiveram do outro lado na última eleição. Conseguiu congregar em torno de si 42 dos 43 sindicatos que compõem a federação. Salvo alguma improvável eventualidade, a eleição servirá apenas para confirmar o nome dele. Quem acompanha o processo na Fecomércio-Ba diz que por lá o mesmo processo deve se repetir no ano que vem com o presidente Carlos Andrade.

Negócio social A partir deste mês, quem mora em Salvador já pode matar a sede e ajudar famílias que vivem no semiárido nordestino. A água mineral AMA, que tem 100% do lucro revertido a projetos de acesso à água potável, já pode ser adquirido nas lojas da Perini e do Hiperideal. Desenvolvida pela Ambev, a AMA é o primeiro negócio social do Brasil. O conceito é o de um projeto com finalidade comercial que tem como propósito resolver um problema social. As vendas de AMA já ajudaram comunidades de três cidades do Ceará:  Aiuaba, Jaguaruana e Capistrano. A ideia da Ambev é ampliar este número. “Hoje já são 3 mil pessoas que têm acesso a água potável por causa deste projeto. Quanto mais pessoas se envolverem com AMA, mais projetos poderão ser realizados no semiárido”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.

No horizonte Automóveis. A Bahia voltou a apresentar alta no volume de financiamentos de veículos em agosto. De acordo com a B3, empresa que opera o cadastro nacional de gravames, a alta no mês foi de 6,3% na comparação com o mesmo período em 2016. O crescimento se repetiu quando a comparação foi entre agosto e julho, o que confirma o cenário de aceleração apontado aqui no Farol Econômico. No acumulado do ano, as operações estão em alta de 3,2%.