'A minha festa valoriza as diferenças', diz Daniela Mercury sobre seu Carnaval

Empoderamentos feminino, negro e gay são temas da cantora na folia

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 23:30

- Atualizado há um ano

“O importante é ser feliz, do jeito que cada um é, sem medo de ser diferente”. Foi com essa frase que a cantora Daniela Mercury anunciou o seu tema para o Carnaval deste ano – Empoderamento Feminino, Gay e Negro. Com um bloco improvisado e ao som de Cidade da Música, a Rainha do Axé mostrou ontem, no Shopping da Bahia, um pouco do que os foliões podem esperar do seu Carnaval.

“A minha festa valoriza as diferenças - fisionômicas, de sexualidade, de crença, de raças, etc”, destacou a cantora, que se apresenta em cinco dias de festa na capital e defenderá uma minoria por dia. Na sexta (24), o tema é o empoderamento LGBT. Já no domingo (26), ela vai defender o empoderamento feminino. Na segunda (27), o tema será empoderamento negro. E no último dia da festa, Daniela homenageará a arte e os artistas como grandes fortalecedores da diversidade, com o tema eXtranhos Terrestres.

“Vivemos tempos difíceis e o Carnaval é um momento de alívio, mas também de lembrar de tudo o que nos fortalece. Mais do que empoderamento, é questão de afirmação. Está todo mundo falando disso e eu não poderia deixar passar. Logo eu, que sempre vivi e defendi essas questões”, explicou.

Entre os convidados confirmados da cantora estão MC Beijinho (anunciado pelo CORREIO com exclusividade) - dono do hit Me Libera, Nêga - que se apresenta na sexta, e a drag queen Pabllo Vittar, que estará no bloco Crocodilo, no domingo. Outros artistas e convidados ainda serão confirmados.

[[galeria]]

“Estou misturando os artistas com os temas. Porque é a diversidade humana e não necessariamente a gente precisa se restringir. Estou aqui para falar da equivalência de direitos e, no Carnaval, de equivalência de felicidade”.

Além de apresentações no trio, a artista estará no palco Skol, no Farol da Barra, no sábado (25), e homenageará o aniversário de 70 anos de Moraes Moreira e os 50 anos da Tropicália. “Adorei ter mais um dia. Vai ser como no trio, só que no palco parado”, comentou.

O Carnaval de Daniela terá, ainda, performances de Stilleto e encenações que devem explorar o tema. A arte será anfitriã da folia da Rainha Má. “A minha arte é e sempre será mais forte. Ela é libertadora, é a expressão da humanidade. É o que faz o meu Carnaval”.

Os abadás do bloco Crocodilo foram feitos com obras do artista plástico Iuri Sarmento. Uma árvore com flores se destaca na estampa do domingo. Na camisa da segunda, um menino negro chama atenção. Sobre os seus figurinos, Daniela ainda mantém segredo. Eles são criações da própria artista com o estilista Eduardo Suppes.

Siga a rainha

Sexta (24): No dia do empoderamento gay, Daniela vai estar na pipoca, na Barra.  Ítalo Gonçalves, o MC Beijinho, será seu convidado

Sábado (25): São três horas de show no palco Skol, no Farol da Barra, a partir de 00h. Ela homenageará Moraes Moreira

Domingo (26): No dia do empoderamento feminino, ela estará no Bloco Crocodilo, com a drag queen Pabllo Vittar, no circuito Barra/Ondina

Segunda (27): Também no Crocodilo, o tema será empoderamento negro. Trio terá shows de B-boys e atrações ainda não confirmadas 

Terça (28): A cantora estará na pipoca, no Campo Grande. Terá como tema os eXtranhos Terrestres, os artistas. As atrações não foram divulgadas

Samba em São PauloDepois de cinco dias de festa na capital baiana, a cantora vai se apresentar no Carnaval de rua de São Paulo, no “domingo de cinzas”, dia 5 de março. “A gente vai levar o Carnaval para o Brasil inteiro que mora em São Paulo, um dos centros mais importantes do país, inclusive para os baianos que moram lá. Tem tanta gente de todo lugar do mundo que conheceu o Brasil através da minha música, e que canta sobre o Curuzu, na Europa, Argentina, Venezuela, Israel. O que importa é que sou uma representante da cultura do meu lugar e que o trio elétrico pode ir para qualquer lugar”, disse.

PipocaQuando questionada sobre as duas pipocas das quais participa, Daniela enfatizou que os investimentos são bem vindos.  "Investir nas festas é investir numa área importantíssima, que emprega muita gente. Eu acho que é uma escolha [do governo e da prefeitura] interfirir nessa área. É uma escolha que precisa ser conduzida com muito cuidado, porque o papel deles não é de escolher pessoas e nem definir o que é a arte ou a cultura de seu lugar. É de favorecer essa arte. São escolhas que a gente vai ver, no futuro, se vão dar resultado. Agora, estão servindo para fomentar o Carnaval e estão segurando grandes artistas em Salvador. Isso é bem-vindo. Se esse formato vai se mostrar eficiente do que o que se apresentou nos últimos anos, a gente vai ver agora. É um modelo novo e que precisa ser gerido com muita democracia", opinou.