'A próxima grande revolução será das ciências humanas', diz Pierre Lévy

entretenimento
10.09.2019, 23:05:00
Atualizado: 10.09.2019, 23:39:35
(Foto: Betto Jr./ CORREIO)

'A próxima grande revolução será das ciências humanas', diz Pierre Lévy

NO TCA, filósofo francês defendeu que o objetivo da humanidade, agora, é aumentar a inteligência coletiva

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Convidado da segunda edição da temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento, o filósofo francês Pierre Lévy defendeu a construção de uma inteligência coletiva reflexiva e colaborativa como a grande transformação cultural com a qual a humanidade poderá se deparar daqui a alguns anos. 

A defesa foi também uma resposta a como os seres humanos constroem o sentido das suas vidas, tema proposto pelo Fronteiras este ano. “Fui apresentado como um filósofo da informática e da internet, mas peguei o assunto da conferência seriamente e decidi discutir como o sentido é construído nesse universo digital”, explicou ele para a plateia que lotou o TCA na noite desta terça-feira (9).
 
Dentre os presentes, interessados nos temas da Comunicação e da Educação, duas áreas bastante contempladas nas reflexões do filósofo. O debate após a conferência, inclusive, foi mediado pelo professor André Lemos, titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba.

O que virá
Vinte e cinco anos depois de lançar o livro A Inteligência Coletiva (1994), Lévy continua defendendo o conceito e dois de seus princípios básicos: a autonomia individual e a memória coletiva. “Há mais de 10 anos não peço para meus alunos comprarem livros. Está tudo na nuvem, quase sempre de graça”, destaca o filósofo, atual professor de Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa. 

Para ele, assim como os romanos da Antiguidade não podiam imaginar a existência de um avião, a humanidade hoje não é capaz de prever quais as mudanças culturais decorrentes da cultura algorítmica. “Apesar disso, me arrisco a uma palpite: vimos a Revolução Científica, e em breve veremos a Revolução nas Ciências Humanas. Para mim, o contrário da Inteligência Coletiva não é a estupidez coletiva, isso é banal, mas sim a Inteligência Artificial. Temos que caminhar na direção da nossa evolução, entender como nossos ecossistemas de ideias estão evoluindo e se modificando”, aposta Lévy, para quem o objetivo da humanidade, agora, é aumentar a inteligência coletiva humana. Dentre os desafios, a finitude de recursos do planeta Terra ("não vivemos na lua, nem em Marte"). 



A temporada 2019 será encerrada no dia 1º de outubro, com um debate especial entre as escritoras brasileiras Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz. Os ingressos, que custam R$ 50, já estão à venda. O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia e Alagoas, Milton Pradines, destaca que, “ao patrocinar mais essa temporada das conferências, a Braskem segue seu propósito de fomentar conhecimento e curiosidade intelectual ao apresentar ao público baiano o olhar de grandes pensadores contemporâneos sobre um tema tão atual”. 
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais