A sacralidade do Natal

Senta que lá vem...

Publicado em 23 de dezembro de 2018 às 20:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Todo ano nos encontramos com o Natal: ele vem até nós e nós vamos até ele.

O que é o Natal? Natal, natalício, natividade são palavras ligadas a nascimento. Nascer é vir à luz. Quando falamos de Natal, associamos de imediato ao nascimento de Jesus. Uma luz, Jesus, nasce? Ela nasceu para nós. Esse sublime acontecimento foi visto por quem? Pessoas simples, pastores, animais que observam e sentem a Natureza e puderam perceber o momento sagrado.

Em 25 de dezembro, Meia-noite, uma estrela surge no céu, o galo canta, o Menino-Deus nasce e é colocado numa manjedoura. A natureza divina se manifesta com a claridade da luz e os poucos que puderam ver, reconheceram o momento. Três reis sábios viajaram por doze dias ao encontro do verdadeiro Rei.

A humanidade levou 33 anos para chegar à manjedoura e ver ali o nascimento de um Deus. Com a crucificação do Filho pela salvação dos homens é que se busca a magnitude de seu nascimento. Assim devemos ler o nascimento de Jesus num tempo circular. O nascimento é festejado após o percurso que levou à Crucificação. Jesus morre na cruz para nascer na manjedoura como Deus na consciência de parte da humanidade. Para se tornar visível como Menino-Deus. Apresenta seu poder quando inicia a pregação e mostra o que é o Amor, operando milagres, ensinando a fraternidade, a igualdade entre os homens (todos filhos do mesmo Pai), quando socorre os desamparados, traz esperança para os aflitos, ensina o poder do perdão como caminho para a salvação. Torna-se presente nos corações dos homens que o acolhem.

Destacamos então o momento de perfeição e beleza, que só foi revelado aos homens a posteriori, O Natal. O segredo desse nascimento ficara guardado como uma joia em um cofre até ser revelada a verdadeira natureza de Jesus. Um menino nasceu na simplicidade de um lugar que se torna iluminado, sem o conforto material, sem estar num espaço de propriedade da família, apenas num lugar de passagem, em viagem. Maria e José estavam viajando para fazer o censo, sem encontrar hospedagem confortável, se instalaram num abrigo de animais para receber na terra a luz do Menino-Deus. A primeira lição de Amor, simplicidade, de valores reais para nossa vivência aqui no planeta. O conforto e o aconchego estão no coração. A necessidade real é somente uma: o Amor. Estamos aqui de passagem, viajando no Tempo.

O nascimento de Jesus, momento de iluminação e beleza, epifania do sagrado, acontece a cada ano para nos trazer à memória a sacralidade do Natal. Se a humanidade levou 33 anos para chegar a essa comemoração, nós ainda estamos caminhando na direção da manjedoura para receber e reconhecer verdadeiramente a luz de Jesus como plenitude do Amor em nosso coração, como a sagração da Harmonia entre os homens.

Texto originalmente publicado no blog da União do Vegetal e replicado com autorização da autora