A um mês do prazo, 52,93% dos soteropolitanos não cadastraram biometria

Posto de atendimento do Comércio fechará na próxima terça (19)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 22:00

- Atualizado há um ano

Quase metade dos soteropolitanos optaram por deixar o recadastramento biométrico para depois. Prova disso são os dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que mostram que, atualmente, dos 1.992.258 eleitores de Salvador, apenas 52,93% têm a digital cadastrada. Na Bahia, dos 10.664.213 eleitores somente 43,49% fizeram a identificação biométrica. O prazo final para o recadastramento biométrico é dia 31 de janeiro de 2018.

Para os baianos que estão correndo contra o tempo, atenção: Após a sexta-feira (22/12), postos e cartórios da Justiça Eleitoral entrarão em recesso. As atividades serão retomadas apenas a partir de 2 de janeiro.

As consequências do não recadastramento biométrico são muitas. O cidadão que não fizer o recadastramento até a data limite, de acordo com o Art. 7º do Código Eleitoral, não poderá, dentre outras consequências, obter empréstimos; se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública; obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Um dos postos de atendimento, que atendem aos eleitores sem a necessidade de agendamento, montado na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), localizada no bairro do Comércio, encerrará as atividades nesta terça-feira (19). Aproximadamente, 70 eleitores são atendidos diariamente no posto, que funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após o fechamento do posto do Comércio nesta terça (19), Salvador passará a contar com sete locais de atendimento que não necessitam de agendamento:

Estação Pirajá do Metrô: Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados das 7h às 13h;

Estação Bonocô do Metrô Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 16h;

Assembleia Legislativa da Bahia: Segunda a sexta, das 8h às 18h;

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia: Segunda a sexta, das 8h às 18h;Secretaria da Fazenda: Segunda a sexta, das 8h às 18h;Sede do TRE-BA: Segunda a sexta, das 8h às 18h.

Estação Ferroviária da Calçada Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

Recesso Por conta dos feriados de Natal e Ano Novo, algumas unidades terão horários especiais. Os postos de Pirajá, Bonocô, Calçada e todas as unidades do SACs vão suspender os atendimentos apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Na sede do TRE-BA, na Alba e nas prifeituras-bairro o atendimento será interrompido entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro. A Sefaz e o TJ-BA serão as unidades que vão encerrar as atividades mais cedo, entre 20 de dezembro e 7 de janeiro o serviço será suspenso. 

Quem não fizer o procedimento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Isso pode acarretar problemas para quem não tem o voto facultativo, como restrição no CPF, dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, e tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.