'A Vida Invisível' desbanca 'Bacurau' e vai representar o Brasil no Oscar 2020

Filme de Karim Aïnouz foi eleito por Academia Brasileira de Cinema; veja trailer

Publicado em 27 de agosto de 2019 às 13:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

Julia Stockler (E) e Carol Duarte, protagonistas do filme, com o diretor Karim Ainouz no Festival de Cannes, em maio (Foto: AFP) O filme 'A Vida Invisível', do cearense Karim Aïnouz, foi escolhido para concorrer à vaga entre os cinco indicados de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema nesta terça-feira (27), durante uma coletiva de imprensa na Cinemateca Brasileira. Votaram Anna Muylaert, Amir Labaki, Sara Silveira, David Shurmann, Ilda Santiago, Mikael de Albuquerque, Vania Catani, Walter Carvalho e Zelito Viana.

Ao jornal O Globo, a cineasta Anna Muylaert, que presidia a comissão, disse que a escolha não foi unânime, com 'Bacurau' ficando em segundo lugar. Os critérios de seleção, segundo ela, foram "gosto pessoal e as chances de o filme agradar a Academia de Hollywood".

Além dos dois filmes de diretores nordestinos ('Bacurau' é dirigido pelos pernambucanos Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), participaram da seleção: A Última Abolição, de Alice Gomes, A Voz do Silêncio, de André Ristum, Bio, de Carlos Gerbase, Chorar de Rir, de Toniko Melo, Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai, Humberto Mauro, de André Di Mauro, Legalidade, de Zeca Brito, Los Silencios, de Beatriz Seigner, Simonal, de Leonardo Domingues e Sócrates, de Alex Moratto.

No filme de Aïnouz, Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

A película ganhou o prêmio principal da mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar), a segunda mais importante do Festival de Cannes, em maio. Foi a primeira vez que um filme brasileiro ganhou o troféu da competição, dedicada a filmes mais arriscados que os da mostra principal. Veja o trailer.