A vida tem dessas coisas

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Kátia Borges
  • Kátia Borges

Publicado em 17 de janeiro de 2021 às 14:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tudo começou quando ele perdeu o emprego de gerente numa revendedora de automóveis e, meio sem rumo, decidiu pedir ajuda a um amigo de infância. O cara, conhecido como Chester, trabalhava numa rede de supermercados. O apelido viera do estágio na sessão de congelados. Certa vez, ficou preso num freezer.

Mas, agora, ali estava o amigo de infância, e era quente. Terno e gravata engomados, diretor da maior loja do bairro, sorriso perfeito, perfil harmonizado. A simetria é tudo, explicou, era assim que escolhia suas mulheres. Nada de gordas, nem muito velhas. Amores têm prazo de validade, assim como os peixes.

Chester amava aquários, porque peixes não dão trabalho. Exibem uma beleza ornamental e uma paz conformada, dizia, muito embora soubesse ser tudo aparente. Mas há vantagem, veja. Não é preciso recolher as cacas por aí, como quando se tem cachorros, nem escovar as roupas, repletas de pelos deixados pelos gatos.

Marcaram almoço em um bom restaurante, ainda que modesto, e Chester se dispôs a pagar a conta. Impôs o cardápio, da entrada à sobremesa, nada mais justo. Beberiam tal cerveja, sim, porque possui tons aromáticos. E, por favor, nada de espalitar os dentes. Não, nem mesmo no banheiro. Uma consultora de estilo que disse.

Enquanto tentava introduzir o assunto, percebeu que desconhecidos cumprimentavam Chester efusivamente, pareciam ávidos por cupons de desconto. Tocava um rock antigo de Ritchie ao fundo. A vida tem dessas coisas. Claro que ele estenderia a mão ao pobre diabo. Alívio danado ter um auxílio desses.

Ficaria de repositor na seção de enlatados, sob a supervisão de um rapaz bem mais moço, que orientaria onde colocar as coisas. Bastava organizar direitinho uma longa fileira de latas de sopa e, eventualmente, varrer todo o assoalho. Nada que consuma muito. Mas, veja bem, o dono deseja que o chão fique brilhando.

Você pode usar a sua experiência para manter os rótulos alinhados, sei que é cuidadoso, mas não cometa deslizes. Por hora, é preciso que se dedique muito, como se estivesse em uma espécie de estágio. Me ajude aqui a alimentar os peixes e fazer a limpeza do aquário. Olha só como eles nadam! Parecem bem felizes.