Academia de Letras da Bahia lança livros de contos e poesia

O evento acontece na sede da Academia de Letras da Bahia, em Nazaré

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2018 às 17:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Editora Mondrongo promove lançamento duplo amanhã, na Academia de Letras da Bahia, em Nazaré, como parte da comemoração pelos seus sete anos de atuação: o livro de poemas Como Aquela Montanha Sossegada, de Antonio Brasileiro; e a coletânea Tudo no Mínimo: Antologia do Miniconto na Bahia, obra organizada pelos escritores Aleilton Fonseca e Roberval Pereyr, que reúne minicontos de 60 ficcionistas baianos.

Um dos grandes nomes da poesia baiana e brasileira, Antônio Brasileiro traz em Como Aguela Montanha Sossegada 106 poemas, escritos a partir de 1965. Sobre o conjunto, o escritor Alexei Bueno, no texto de apresentação, afirma que ele se caracteriza por um nível de qualidade muito raro na poesia brasileira.

A publicação, anota Alexei, “convida o leitor a um mergulho no âmago das coisas, mas um mergulho emocional, totalizador, destituido de qualquer frieza raciocinante, sendo antes, muito pelo contrário, visceral, corporal, sanguíneo, assim poderíamos dizer”. 

Radicado em Feira de Santana, Antônio Brasileiro é autor de livros como Caronte (romance,1995), Da Inutilidade da Poesia (ensaio, 2002), Poemas Reunidos (2005), Memórias Miraculosas de Nestor Quatorzevoltas (ficção, 2013) e Lisboa 1935 (poesia, 2015). 

Minicontos

A antologia Tudo no Mínimo foi inspirada por uma mesa sobre o miniconto na Bahia, que aconteceu durante a FLIFS – 11ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, coordenada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A organização ficou a cargo dos escritores Roberval Pereyr e Aleilton Fonseca, que são professores da UEFS.

O livro aproxima autores de várias gerações e perfis. Entre eles estão, por exemplo, veteranos como Antônio Brasileiro, Antônio Torres, Ruy Espinheira Filho e Helena Parente Cunha. Ou autores mais novos como Adelice Souza, Kátia Borges, Lima Trindade e Suênio Campos de Lucena. 

No texto de introdução, Aleilton Fonseca afirma que dizer o que é um mineconto parece ser algo simples, mas não é. “As ideias do que seja um miniconto são tantas quantas forem as concepções dos ficcionistas a respeito da narrativa curtíssima”, anota. Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, Nazaré). Amanhã, às 18h. Entrada gratuita.

Conto

Livro: Tudo no Mínimo: Antologia do Miniconto na Bahia

Organização:  Aleilton Fonseca e Roberval Pereyr Editora: Mondrongo Preço:  R$35

Poesia Livro: Como Aquela Montanha Sossegada

Autor: Antônio Brasileiro

Editora: Mondrongo

Preço: R$ 35