Ação Global oferece serviços gratuitos neste sábado (26) no Retiro

Veja como participar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2018 às 08:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Neste sábado (26), das 9h às 16h, o Ação Global vai tomar conta do bairro do Retiro. Com o objetivo de promover serviços de saúde, cidadania, educação e cultura para todas as idades, o projeto retorna para Salvador na sua 27º edição, mais uma vez em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Com atividades concentradas no Sesi Reitor Miguel Calmon, o projeto, que é referência em todo Brasil por oferecer serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção à saúde, fechou parcerias com outras organizações que ofereçam serviços que contribuam ativamente com a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro.

Entre os serviços oferecidos à população neste sábado estão: teste de DNA gratuito, emissão de carteira de trabalho, atendimento judiciário gratuito (divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade, dissolução de união estável, entre outros), denúncia e orientação sobre direitos e deveres – tudo para auxiliar o cidadão que procura a legalidade.

Os cuidados voltados para manutenção da saúde, como exame odontológico e de acuidade visual, são alguns dos serviços da área oferecidos no sábado. O combate à obesidade também estará em pauta no evento, com palestras sobre o assunto e auxílio nutricional, além dos tradicionais serviços de pressão arterial, IMC e teste de glicemia.

A educação marca presença no evento através de diversas oficinas de artes, trabalhos manuais, pintura, compostagem, pintura de tecido, e muitas brincadeiras educativas para animar o sábado. Além dos serviços judiciais, de saúde e educação, o Ação Global vai oferecer ainda serviços de corte de cabelo, limpeza de pele e sobrancelha.

A gerente do Sesi, Adriana Reis, coordenadora do Ação Global na Bahia, explica que para atender ao tema do evento deste ano, foram programadas diversas oficinas que vão dar orientações nutricionais e de cuidados com a saúde bucal; oficina de educação ambiental, em que as pessoas aprenderão a fazer compostagem. Para quem está em busca de trabalho, foi programada uma oficina de recolocação profissional e as crianças terão aulas de educação financeira.

 “A Ação Global mobiliza parceiros em todo o Brasil para oferecer   para as famílias oportunidades de acesso à informação e orientação qualificadas e prestação de serviços no campo dos direitos sociais”, ressalta a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo.  

Tradicional oferta de serviços gratuitos de saúde, cidadania e qualidade de vida, a Ação Global reúne públicos de todas as idades. Outro destaque deste ano é a participação da Defensoria Pública, que oferecerá orientação jurídica nas áreas de Família, Cível, Criminal, Consumidor e Moradia.

Em Salvador, além de atendimento jurídico, oferecido pela Defensoria Pública e Tribunal de Justiça, será possível emitir documentos como a Carteira de Trabalho, e a 2ª via de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

“A Ação Global, com esse novo formato, tem o grande desafio de mobilizar os cidadãos a adotarem a educação como uma ferramenta poderosa de transformação pessoal e de construção de uma nova trajetória de vida”, Paulo Mól, diretor de operações do Sesi.

Apresentadora do ‘É de Casa’, Cissa Guimarães é a embaixadora do evento este ano, estrelando a campanha da TV e convidando a população a participar. O elenco da Globo reforçará o convite e receberá o público em várias cidades pelo Brasil.

SERVIÇO O quê: 27ª edição da Ação Global Quando: Sábado, 26 de maio de 2017 Onde: SESI Reitor Miguel Calmon - Avenida Barros Reis, n.º 4069 - Retiro