Ação Motorista Vai de Boa tem curso sobre respeito no trânsito com ciclistas

Segundo dia de aulas conta com participação de 30 motoristas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2022 às 20:31

. Crédito: Foto: Gabriel Lima/Agecom

O segundo curso da ação Motorista Vai de Boa, com aula teórica sobre segurabilidade e respeito no trânsito com ciclistas, além de aula prática, foi ministrado para 30 motoristas, nesta quinta-feira (19), e teve duas horas de duração, na Plataforma Transportes, em Pirajá. 

A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que começou na quarta-feira (18) e é voltada para os motoristas de ônibus da capital baiana. O Motorista Vai de Boa é realizado através do Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e as empresas que administram os consórcios de ônibus da cidade.

Segundo o idealizador e coordenador do movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, o Motorista Vai de Boa busca uma forma efetiva de sensibilizar os motoristas e proporcionar uma experiência de se colocarem no lugar do ciclista no momento em que um veículo de mais de 70 toneladas passa ao lado dele. " Acreditamos que chegou a hora de retomarmos a ação com o objetivo de alcançar, dessa vez, mais três mil motoristas de ônibus. Pessoas fundamentais no trânsito e na mobilidade de nossa cidade. Levando aos motoristas uma nova visão do ponto de vista do ciclista, e buscando sempre a segurança tanto para motoristas quanto para ciclistas de Salvador", destacou Isaac. 

Participante do curso, Welligton dos Santos, 44 anos, que trabalha como motorista há nove anos, afirmou que o projeto é muito importante justamente por fazer com que eles se sintam no lugar do ciclista. "A gente, nessa área de motorista de ônibus, devemos saber dar prioridade ao ciclista. O maior protege o menor", declarou o rodoviário. 

Edinaldo Cardozo, 37, trabalha há 15 anos como motorista e teve a experiência de dirigir o ônibus do simulador prático, onde os motoristas passam ao lado do ciclista, e também esteve na bicicleta, afirmou que o Motorista Vai de Boa é uma forma de conscientização diferente. "Quero parabenizar todos envolvidos e solicitar que continue com o projeto. A gente sai daqui com a mente totalmente modificada para ser um motorista muito melhor", disse. 

"Esse projeto incentiva as pessoas a terem mais educação com o ciclista, porque em cima da bicicleta há uma vida e a vida deve ser preservada. Por isso que a iniciativa é maravilhosa e eu gostaria que tivesse por mais tempo e por mais vezes, para conscientizar cada vez mais. Eu também sou ciclista e eu sei como é o dia a dia", declarou o motorista Jailton Sacramento, 52, que trabalha na área há 15 anos. 

Os motoristas passaram por um simulado prático onde se posicionaram como ciclistas enquanto um ônibus passa ao lado da bicicleta onde eles estavam, tentando levar de forma lúdica e prática a sensação de vulnerabilidade dos ciclistas em meio ao trânsito e a importância de ter cautela ao dividir o espaço com as bikes nas vias da cidade.

Ainda no mês de maio será ministrado mais um curso, na sexta-feira (20), na Plataforma Transportes, a partir das 8h. Nele são aguardados mais 100 motoristas. A Campanha "Motorista Vai de Boa" teve sua primeira edição realizada entre 2014 e 2018 e volta a ser realizada agora em 2022, com agenda programada entre maio e novembro. Ao todo, a Prefeitura espera capacitar mais de três mil motoristas. 

Serviço

Data: 20/05/22 Horário: 08:00h Local: Plataforma Transportes (Unidade G1 Praia Grande) Endereço: Avenida Afrânio Peixoto, S/nº - Itacaranha - Cep.: 40.713-580 Ponto de Referência: Antiga empresa Praia Grande Transportes. Participantes: 100 pessoas