Acesso à biblioteca do Inep está suspenso por causa do coronavírus

Decisão do COE/MEC visa prevenir a transmissão da doença

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 13 de março de 2020 às 15:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

O acesso de usuários externos e internos ao Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi suspenso em função do Covid – 19, o coronavírus. A medida visa prevenir a propagação da doença.

A biblioteca do Cibec é muito procurada por estudantes de graduação e pós-graduação por possuir diversos livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos, relatórios de pesquisa, materiais multimídia, além de obras raras e especiais.

A decisão da suspensão de acessos à biblioteca se respalda na Portaria n.º 329, publicada nesta quinta-feira, 12 de março de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), que instituiu o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC).

Os acervos encontrados na biblioteca do Inep constituem patrimônio histórico, cultural e científico. O objetivo central do Centro de Informação do Inep é facilitar e ampliar o acesso da sociedade à memória e ao conhecimento sobre a educação.

A reabertura do Cibec será feita após o COE/MEC avaliar que não há mais riscos de exposição ao coronavírus. O comitê é composto por representantes de unidades administrativas, órgãos e entidades vinculadas à educação.

Covid - 19 O Covid – 19, popularmente chamado de coronavírus, é um vírus que causa doença similar a uma gripe. Ele é transmitido pelo contato com a pessoa infectada, a partir da saliva, do espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade de respirar.

A prevenção ao coronavírus dá-se pela lavagem correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Também é aconselhado cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações.

*Com informações do Inep

Fonte: Brenda Chérolet – Agência Educa Mais Brasil