Acesso à Colina Sagrada será fechado no dia da Lavagem do Bonfim

Haverá um cortejo levando imagem sagrada, mas sem carreata

Publicado em 5 de janeiro de 2021 às 11:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

A Lavagem do Bonfim vai acontecer de maneira bem diferente esse ano, por conta da pandemia de covid-19. O prefeito Bruno Reis disse nesta terça-feira (5) que a decisão ainda não foi fechada, mas ele teve duas conversas com o padre Edson Menezes, responsável pela Basílica do Bonfim, e provavelmente a imagem do Senhor do Bonfim será levada à Colina Sagrada em um carro, mas sem carreata, como se chegou a cogitar. O acesso à igreja ficará fechado no dia 14, quando aconteceria a lavagem, e não haverá missa aberta.

"A gente ainda não bateu o martelo, mas a ideia é ter um único carro... Não terá carreata, passeata. Esse carro com os batedores, com apoio da Transalvador, sairia do Campo Grande, desceria pelo Vale do Canela, passaria em frente à Igreja da Conceição da Praia e seguiria até a Colina Sagrada. As pessoas poderiam acompanhar das suas casas, pela televisão", explicou Bruno Reis, que falou durante inauguração de obras na Lagoa dos Dinossauros, no Stiep. 

Para impedir aglomerações, a subida da Colina Sagrada será interditada. A intenção é evitar que as pessoas tenham acesso à igreja. A tradicional missa campal também não acontecerá esse ano, mas o prefeito disse que vai conversar com o governador sobre a possibilidade dos dois recepcionarem a imagem na Basílica. 

Em agosto, durante a inauguração do Caminho da Fé, o padre Edson falou da possibilidade de uma carreata, mas lembrando que a decisão seria tomada ainda futuramente. "As coisas estão incertas. Vamos ter uma resposta da prefeitura a respeito de quando nós devemos definir o que pode e o que não pode. O Carnaval praticamente já definiu. Acredito que será do mesmo modo, alterar a procissão, a lavagem. Estou pensando em uma carreata com a imagem do Senhor do Bonfim. Mas tudo tem que ser discutido para não haver aglomeração", disse.

Com o recrudescimento da pandemia, a ideia agora é fazer uma celebração que abra ainda menos possibilidade de reunir pessoas em aglomerações.