Acidente com carreta desgovernada deixa seis mortos e 26 feridos na Bahia

O caminhão colidiu com quatro veículos, incluindo um micro-ônibus de turismo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 12:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Além do motorista, todos os ocupantes do micro-ônibus eram da mesma família (Foto: Nilson Santos/Blog Liberdade Bom Sucesso)

Pelo menos seis pessoas, cinco mulheres e um homem, morreram e outras 26 ficaram feridas em um acidente na BR-242, na manhã desta quinta-feira (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no KM-418 da rodovia, na região de Seabra, no Centro-Sul do estado, e envolveu uma carreta, um micro-ônibus e dois carros. 

A carreta, que vinha de Barreiras, no Extremo-Oeste, em direção a Salvador, teria tido problemas no sistema de frenagem.“O acidente aconteceu num local de declive. A carreta provavelmente perdeu o freio porque várias testemunhas relataram que ela vinha buzinando e piscando o farol para que outros veículos saíssem da frente”, explicou o inspetor Glauber Nunes, da PRF em Seabra.  A carreta atingiu quatro veículos (Foto: Nilson Santos/Blog Liberdade Bom Sucesso) Ainda segundo o inspetor, a carreta, que estava carregada com flocos de milho, colidiu com a lateral do micro-ônibus e com os outros veículos. Um dos carros estava estacionado sem nenhuma pessoa dentro. Já o micro-ônibus, com capacidade para 20 ocupantes, vinha de Goiás e seguia para Senhor do Bonfim, no Centro-Norte do estado. Ele pertencia a uma empresa de turismo e praticamente todos os passageiros, com exceção do motorista, eram da mesma família, de acordo com informações preliminares. 

“Vamos ouvir as vítimas, assim que tiverem condições médicas. Também será feita uma perícia, que vai nos ajudar a entender melhor o que aconteceu”, diz o delegado Marcos Alessandro Araújo, responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Seabra), que investigará o caso. Ele também confirma que o caminhão perdeu os freios. 

Ao CORREIO, um morador da região descreveu a correria para o resgate das vítimas. "Eu estava trabalhando e não sei exatamente como aconteceu o acidente. Vi uma grande nuvem de poeira a uns 50 metros do meu estabelecimento. Depois, pessoas correndo e ambulâncias para ajudar as vítimas”, disse o empresário, que é dono de uma loja de peças de automóveis. 

Uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) está em Seabra para ajudar no resgate.  Os casos mais graves foram transferidos para o Hospital Regional de Seabra e parte deles deve ser trazida pela aeronave para Salvador.

Vítimas A PRF não confirmou, porém, quantos ocupantes estavam no micro-ônibus no momento da colisão. Os seis mortos eram passageiros do micro-ônibus. Apenas uma das vítimas morreu no local; os outros chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital Geral da Chapada, mas não resistiram aos ferimentos. 

Os 26 feridos também foram levados à mesma unidade de saúde. Segundo a PRF, desse total, pelo menos 17 não apresentavam quadros graves. Um dos casos mais críticos é o de uma criança que deve ser transferida para Salvador ainda nesta quinta-feira.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), além da criança, outra pessoa também será transferida para a capital. Segundo o inspetor Glauber, a criança deve ser levada do Aeroporto de Lençóis para o Hospital do Subúrbio em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).  A carreta vinha de Barreiras e estava carregada com flocos de milho (Foto: Nilson Santos/Blog Liberdade Bom Sucesso) Na colisão, os veículos ficaram no acostamento.“Pela velocidade que o caminhão estava, ele saiu arrastando todos os veículos pelo acostamento. Ele passou por um radar bem próximo e vamos tentar levantar as informações para saber a que velocidade aconteceu”, completou o inspetor. Todos os veículos envolvidos continuavam na estrada, no início da tarde desta quinta, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê fazia a perícia no local. 

Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê e o de Itaberaba