ACM Neto e 14 siglas oficializam aliança na disputa eleitoral em Salvador

salvador
06.08.2016, 14:31:00
Atualizado: 11.08.2016, 16:12:42

ACM Neto e 14 siglas oficializam aliança na disputa eleitoral em Salvador

Convenção aconteceu na casa de eventos Unique, na Avenida Tancredo Neves

Para os desavisados que passaram na manhã de ontem pela porta da casa de eventos Unique, na Avenida Tancredo Neves, parecia a entrada para show de popstar em pleno coração financeiro da cidade. Mas a aglomeração não tinha interesse em artistas. As milhares de pessoas que lotaram o espaço estavam ali para ver um político, o prefeito ACM Neto (DEM), oficializar sua candidatura, numa megaconvenção que reuniu lideranças de 14 partidos aliados.

Fogos de artifício, batucadas, grupos uniformizados que aparentavam integrantes de fãs-clubes, faixas, cartazes, adesivos, tudo reforçava a dimensão de espetáculo. Para chegar à porta de acesso da Unique, era preciso driblar o aperto da multidão. Alcançar o interior e encontrar espaço junto ao palco montado para receber o protagonista da festa, nem se fala. Às 10h, ele sequer havia entrado.

Enquanto ele não vinha, a animação ficava a cargo do mestre de cerimônias, Gilberto Vitória, cujo nome simbolizava o clima do público. Pelos alto-falantes, a voz grave do apresentador repetia slogans que estampavam banners espalhados pelo salão. “ACM Neto, o prefeito da gente”, “O melhor prefeito do Brasil já está chegando para a convenção da vitória”, anunciava. 

Ao lado de líderes da base da prefeitura, ACM Neto fez discurso emocionado para a plateia que lotou o evento
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Ao mesmo tempo, o jingle de campanha, em ritmo de pagode-quebradeira, servia como trilha sonora: “Quero ver alguém fazer, o que ele fez, por isso é Neto, é Neto, é Neto, é Neto outra vez”. Em meio ao público, a diversidade que marca a aliança partidária liderada pelo DEM. Evangélicos, católicos, povo-de-santo, ambientalistas, representantes do movimento negro e LGBT, defensores de animais, líderes comunitários, engravatados, gente simples, todos juntos e misturados.

Perto das 10h30, o prefeito chegou ao palco, apinhado de políticos, dirigentes de partido, amigos e familiares de Neto. Com a lotação ao máximo e oxigênio ao mínimo, começava a série de discursos. Coube ao líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy, abrir a rodada. “Tenho viajado pelo Brasil e falo, com toda sinceridade, que não encontro prefeito tão dedicado, aplicado, competente, que pegou a cidade num verdadeiro caos e transformou completamente”.

Após o tucano, veio o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB). Além da gestão, seus  elogios são voltados para a articulação que permitiu manter os partidos unidos ao DEM, mesmo com a concorrência interna em torno da vaga de vice. “Isso acontece com candidatura vitoriosa. Candidatura derrotada é gente correndo para longe”. 

O terceiro a falar foi o deputado estadual Bruno Reis (PMDB), escolhido para o posto de vice, cobiçado ainda por PV, PSDB e PRB. Com voz embargada, disse que a manhã era de agradecimento. Na lista, Deus, família, filhos e os pais, “que não estão comigo, mas lá em cima, eu os perdi muito cedo”.

Os agradecimentos se estenderam também aos três integrantes do PRB - os deputados Sidelvan Nóbrega e Tia Eron, mais o ex-chefe de Gabinete da prefeitura João Roma -, o ex-secretário da Casa Civil Luiz Carreira (PV), o vereador Paulo Câmara e o ex-secretário de Urbanismo Sílvio Pinheiro, ambos do PSDB, além do o ex-secretário da Educação Guilherme Bellintani (DEM). Os cinco últimos disputavam com ele a vice.

Chegava a hora da estrela do evento falar. “Há quatro anos, estávamos nesse mesmo local, mas não na mesma cidade. Salvador vivia uma das maiores crises. Sofria com o caos. Tinha perdido seu brilho e seus encantos. Prometi dedicar cada dia da minha vida para devolver a Salvador o que jamais deveria ter perdido”, disse.

Ao agradecer a Deus pelas conquistas, vieram o choro e o silêncio, que duraram 45 segundos, rompidos ao falar sobre o amor à família e elogiar nominalmente cada dirigente de partidos e integrantes de sua equipe. Neto também afagou as mulheres ao frisar que elas ocupam metade do primeiro escalão da prefeitura.

Depois de fazer um balanço de suas obras e projetos, alertou sobre o clima antecipado de vitória. Pediu aos eleitores e aos cerca de 650 candidatos a vereador pela coligação do DEM que tomem as ruas e trabalhem pela vitória. Sabe que a festa eleitoral só começa quando as urnas abrem.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ana-canas-faz-show-intimista-e-expressivo-na-caixa-cultural/
Cantora paulista apresenta repertório exclusivo com músicas do novo disco Todxs, de hoje a domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-visual-deslumbrante-aquaman-e-um-otimo-filme-de-fantasia/
Aquaman não tem medo de abraçar totalmente o espírito das HQs e tem imagem aérea de 1 segundo da região do Farol da Barra, em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-segura-menino-de-6-anos-para-filho-bater-veja-video/
Pai pensou que a criança baiana tivesse batido no filho dele, quando na verdade ele tropeçou na bola e caiu de cara no chão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-afirma-que-ainda-nao-esqueceu-derrota-do-brasil-na-copa/
Craque diz que ganhar a Copa do Mundo é o maior sonho que ainda não realizou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/governo-consegue-aprovar-mudancas-no-planserv-e-previdencias-siga/
Reforma administrativa foi aprovada no início da tarde desta quarta-feira (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hbo-latin-america-anuncia-parceria-com-mauricio-de-sousa-producoes/
A novidade terá foco na origem do herói espacial criado por Mauricio de Sousa em 1963
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-invasao-de-plenario-alba-amanhece-cercada-de-viaturas-da-rondesp/
Servidores dormiram no prédio para evitar votações de madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-invasao-a-posto-na-santa-cruz-comanda-bocas-de-fumo-desde-os-13-anos/
Caíque Cerqueira, hoje com 19, também é suspeito de homicídios
Ler Mais