ACM Neto pede que Bolsonaro tenha 'olhar especial' para Bahia e Nordeste

Prefeito também defende diálogo entre governador baiano e presidente eleito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2018 às 23:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Prefeito de Salvador convocou coletiva para comentar resultado do segundo turno (Foto: Valter Pontes/Secom PMS) O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, comemorou a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como Presidente da República. Em entrevista coletiva à imprensa, na noite deste domingo (28), Neto afirmou acreditar que o capitão da reserva do Exército poderá unificar o país e destacou que defende que ele governe para todos, além de ter um "olhar especial" para a Bahia e para a região Nordeste.

“É óbvio que o Brasil não deu um cheque em branco para o candidato eleito, mas eu acredito que, a partir de agora – e a esperança é essa –, o presidente possa unificar o país, dialogar com todos e governar para todos. Não dá para governar apenas para quem votou nele. Tem que governar para todo mundo. É a minha expectativa”, ressaltou.

Para Neto, o resultados das urnas significa que o país deseja uma nova política e uma nova forma de trabalhar, diferente do governo do PT. Ao mencionar o “olhar especial” que espera que o presidente eleito tenha para o estado e os vizinhos de região, ele também disse esperar que o pesselista tenha uma aproximação com o governador baiano. 

"Eu defendo que ele tenha um diálogo próximo com o governador Rui Costa, mesmo sendo do PT, porque os interesses dos baianos têm que estar acima das diferenças político-partidárias. E eu espero que o governador Rui Costa, mesmo tendo feito uma campanha muito dura contra o Bolsonaro, sobretudo neste segundo turno, também esteja aberto ao diálogo", comentou o prefeito de Salvador, que declarou apoio a Bolsonaro após o primeiro turno."O diálogo tem que ser dos dois lados. Caberá a Bolsonaro olhar para o Nordeste, para a Bahia e para os programas sociais. É isso que eu defendo", reforçou.Apesar dos elogios a Bolsonaro, Neto afirmou que todas as críticas realizadas ao candidato no primeiro turno – quando apoiou a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) – estão mantidas. "Nós tínhamos duas opções no segundo turno: Bolsonaro ou o PT. O projeto do PT, nós já conhecemos. O Brasil rejeitou esse projeto", disse.

O democrata elogiou o pronunciamento realizado por Bolsonaro após sua vitória. Para Neto, o presidente eleito demonstrou ter noção de seu compromisso com o país, respeito à Constituição Federal e às liberdades individuais. “Acho que isso é o mais importante e é o que o brasileiro deseja”.

Sem indicações Como presidente do Democratas, ACM Neto afirmou que o partido não irá “indicar ninguém” para integrar os ministérios de Bolsonaro, mas que o presidente eleito “tem liberdade de escolher quadro do Democratas”.“Inclusive ele já apontou o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para integrar um ministério. Nós vamos dar todo o suporte a essa decisão dele”, afirmou. Neto destacou, no entanto, que a sigla apenas será base do governo a depender da agenda que Bolsonaro apresente para o país. “Se for uma agenda positiva, nós estaremos juntos e vamos ajudar o governo. Então, tudo isso agora vai aguardar e depender dos próximos passos. Eu acho que hoje a gente pode virar essa página e acho que a gente pode começar a construir um momento de soerguimento do país, de recuperação do país", comentou o prefeito de Salvador, onde Bolsonaro não ganhou em nenhuma zona eleitoral."O Democratas estará absolutamente alinhado às boas ideias, às boas intenções de quem queira acertar. Se essa for a disposição do presidente eleito, que nós vimos, aliás, no discurso dele agora, então nós vamos estar junto dele", complementou.Avaliação O presidente nacional do DEM ainda avaliou os resultados da sigla nesta eleição. Para Neto, o partido “saiu muito maior do que entrou” e deve se estruturar para participar das próximas eleições de prefeitura e para ter um projeto próprio em 2022.

“O partido saiu muito maior do que entrou. Nós, na eleição passada, não havíamos conseguido vencer em nenhum estado. Elegemos dois governadores, teremos seis senadores – uma das maiores bancadas do Senado Federal –, elegemos 50% a mais de deputados federais do que na eleição de 2014. Então, o partido tem motivos para comemorar”, avaliou.

Mesmo nos estados que o DEM acabou sendo derrotado – como no Rio e no Pará –, Neto afirmou que o partido saiu bem. “Acho que foi um resultado bom mesmo onde perdemos, saímos fortalecidos, no caso do Rio de Janeiro e do Pará, onde tivemos votações expressivas nesse segundo turno, e agora o país vai andar para frente”, afirmou.

Questionado se descartaria uma candidatura própria à Presidência da República em 2022, Neto afirmou que não pode falar sobre daqui a quatro  anos agora. “Acabamos de passar por uma eleição. O meu desejo e a minha disposição é de que o presidente eleito dê certo. Para dar certo, a gente não pode falar de eleição. A gente tem que falar de um pacto nacional para a boa agenda do Brasil e essa é a nossa disposição neste momento”, defendeu.