ACM Neto responde sobre o BRT

Alô Alô CORREIO fez entrevista com o prefeito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2018 às 19:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito ACM Neto deu entrevista para a coluna Alô Alô CORREIO sobre o BRT (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO) Ontem, ao final do dia, o prefeito ACM Neto recebeu a Coluna para uma conversa sobre o BRT, que será erguido no canteiro central de três das principais avenidas da cidade.

Durante o bate-papo, afirmou que esse movimento contrário ao modal é fruto da combinação de duas coisas: desconhecimento de alguns e tentativa de aproveitamento político de outros. Confere!

Você acha esse movimento contra o BRT elitista, como tem afirmado os deputados de sua base na Assembleia Legislativa? E por quê? Não gosto de utilizar o termo elitista. Esse movimento é fruto da combinação de duas coisas: desconhecimento de alguns, muitos dos quais sequer vivem em Salvador e não fazem ideia dos benefícios do BRT, e tentativa de aproveitamento político de outros, que se utilizam do calendário eleitoral para tentar enganar as pessoas.

Gostaria que comentasse as declarações do governador sobre o BRT. Críticas muito similares foram feitas ao metrô, que hoje é incontestável. E aí? O governador se enquadra no grupo daqueles que pretendem tirar proveito político do assunto. Lamento que ele tenha esquecido que o BRT foi tecnicamente aprovado pelos governos de Dilma e Wagner, momento em que ele era chefe da Casa Civil, no bolo da negociação de transferência do metrô para o governo do estado.

E o que dizer das milhares de árvores retiradas para as obras do metrô, da 29 de Março e da Gal Costa? O que dizer do abandono da Lagoa do Abaeté e do Parque de Pituaçu?

Na obra do BRT, que acontece em frente ao Parque da Cidade – símbolo do trabalho da prefeitura de valorização do nosso patrimônio natural - estamos retirando 154 árvores e plantando mais de duas mil, além de termos a chance de resolver definitivamente o problema do canal da Juracy Magalhães, acabando com os alagamentos em toda a região no período de chuvas.

Vamos resolver a um só tempo três grandes desafios: implantar um sistema de transporte moderno para atender a milhares de pessoas pobres, destravar o trânsito na principal artéria de fluxo de veículos da cidade e equacionar a situação de alagamento de toda a região.

Haverá uma nova campanha de divulgação para que os soteropolitanos possam entender a dimensão do BRT? Estamos abordando esse projeto desde 2013. Realizei diversas entrevistas de apresentação dos detalhes da obra, fizemos audiências públicas, temos tudo demonstrado em detalhes na internet, mas nunca é demais trabalhar na conscientização das pessoas. Vamos, sim, reforçar a comunicação dos enormes benefícios desse projeto para o presente e o futuro da nossa capital.