ACM Neto reúne Democratas nesta segunda para definir 2º turno

Prefeito de Salvador apoiou Geraldo Alckmin, que estará fora da disputa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 20:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO
. por Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Diante da definição de um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), o Democratas, que antes se reunia em torno de Geraldo Alckmin (PSDB), irá decidir seu apoio entre os candidatos nesta segunda-feira (8). O prefeito ACM Neto, presidente do DEM nacionalmente, embarcará para Brasília para participar da reunião interna do partido na noite desta segunda (8). Antes, às 11h30, dará uma entrevista coletiva para a imprensa avaliando o primeiro turno das eleições, tanto no âmbito nacional quanto local.

"Vamos ouvir o partido e avaliar se tomaremos uma posição partidária ou se vamos liberar cada liderança para tomar sua decisão. Eu não ficarei em cima do muro. Só não vou antecipar minha posição pois tenho de ouvir o partido antes", disse Neto durante voto na manhã deste domingo (7).

Apesar do resultado na Bahia não ser favorável - o correligionário de Neto, José Ronaldo foi derrotado em primeiro turno para o atual governador Rui Costa (PT) -, o Democratas conseguiu eleger dois governadores no primeiro turno - Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MG) - e levar outros dois candidatos para o segundo turno - Eduardo Paes (RJ) e Márcio Miranda (PA).

De manhã, o prefeito estava otimista quanto ao crescimento do partido nacionalmente e acertou a previsão de dois governadores eleitos no primeiro turno. “Devemos eleger quatro governadores, dois no primeiro turno. Também vamos fazer uma bancada de cinco ou seis senadores e 35 ou 40 deputados federais. Se analisarmos as últimas eleições, o Democratas será o partido com o maior crescimento”, afirmou.

Neto votou neste domingo (7), após duas horas e quinze minutos de espera. A demora se deveu a problemas no sistema de biometria e ao fato de terem reunido duas seções em uma única urna de votação no local onde o prefeito votou, na Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela.

[[galeria]]

ACM Neto afirmou ainda que a Justiça Eleitoral terá que avaliar os problemas desta eleição que resultaram em grandes filas. "Espero que o eleitor não deixe de votar por conta das filas. É preciso votar livremente e exercer o direito democrático para que possamos de fato construir um país melhor", comentou.

Acompanhado dos candidatos Zé Ronaldo e Jutahy Magalhães Júnior, Neto fez questão de afirmar que não acredita em manipulação de votos e que mais forte que as pesquisas serão os resultados das urnas. "Essa foi uma eleição atípica onde a disputa esteve menos nas ruas. Hoje, a festa é da democracia", pontuou o prefeito, que contou com a companhia do pai, Antonio Carlos Júnior, e das duas filhas. Foto: Arisson Marinho/CORREIO