Acredite: Alemanha perde da Coreia do Sul e está fora da Copa

Atuais campeões levam 2x0 com gols nos acréscimos e veem Suécia e México avançarem no Grupo F

Publicado em 27 de junho de 2018 às 12:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jewel Samad/AFP

Esqueça o trauma do 7x1, esqueça também o desejo de vingança. Nada disso está mais em jogo na Rússia porque agora a Alemanha está fora da Copa do Mundo. A atual campeã mundial foi eliminada na primeira fase.

Os alemães deram adeus nesta quarta-feira (27), devido à derrota de 2x0 para a Coreia do Sul, em Kazan. No outro jogo da chave, a vitória da Suécia sobre o México por 3x0, em Ecaterimburgo, classificou os dois para as oitavas de final.

Os resultados fizeram a Suécia terminar como líder do Grupo F, com seis pontos e saldo de três gols. O México também somou seis pontos, com saldo negativo de um, e avançou como segundo colocado. A Alemanha terminou na lanterna com três, mesma pontuação da Coreia do Sul, também eliminada.

O empate já não seria suficiente para a Alemanha por causa da vitória sueca, o que transformou o segundo tempo da partida em um cenário de pressão no ataque e brechas na defesa. Hummels, Goretzka, Werner, Mario Gomez tentaram em vão superar o goleiro Jo Hyeonwoo, que acabaria eleito pela Fifa o melhor em campo.

E os germânicos sofreram ainda mais, com dois gols nos acréscimos. O primeiro, do zagueiro Kim, saiu aos 47 minutos do 2º tempo, após cobrança de escanteio, e contou com ajuda do árbitro de vídeo para ser validado - o bandeirinha tinha marcado impedimento inicialmente. Aos 50, Neuer foi para a área adversária no desespero, perdeu a bola para Ju e, no contra-ataque, Son aproveitou o gol vazio para fechar o placar.

Esta é a terceira Copa do Mundo seguida que o atual campeão dá adeus na fase de grupos. O mesmo aconteceu com a Itália em 2010 e com a Espanha em 2014. A “maldição” também atingiu a França em 2002.

A única vez que a Alemanha havia sido eliminada na primeira fase do Mundial foi em 1938. Na ocasião, perdeu da Suíça por 4x2 no jogo desempate, após 1x1 no primeiro confronto. No entanto, como apenas 16 seleções disputaram aquela edição na França, a fase equivalia às oitavas de final e era disputada em jogo eliminatório.

O Brasil enfrenta a Sérvia às 15h, em Moscou, e precisa de um empate para classificar. Se passar como líder do Grupo E, enfrentará o México no dia 2 de julho, em Samara. Caso termine em segundo, terá a Suécia pela frente no dia 3, em São Petersburgo.