Acredite: Catar já tem estádio pronto para a Copa de 2022

Os outros sete devem ficar prontos até 2020; a próxima Copa só começa em novembro de 2022

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2018 às 11:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: O estádio Khalifa está pronto desde o ano passado (Foto: Reprodução)

A Copa do Mundo de 2022 vai demorar mais do que quatro anos para acontecer. Devido ao clima no Catar, país sede da competição, as partidas vão ocorrer entre 21 de novembro e 18 de dezembro. 

Mas engana-se quem pensa que, pelo tempo extra, os cataris dormiram no ponto. Ao contrário das últimas três Copas (África do Sul, Brasil e Rússia), que só concluíram os estádios no ano do torneio, o Catar já tem estádios prontos desde o ano passado. A previsão é de que todos fiquem prontos até 2020 – ou seja, dois anos antes da festa do futebol. 

O primeiro foi justamente o Estádio Khalifa International, inaugurado originalmente na década de 1970 e reformado para o evento. O equipamento fica em Doha, capital do país, e tem capacidade para 40 mil espectadores. 

Novos estádios Ao todo, a competição no Catar contará com oito estádios – os outros sete deles, exceto o Khalifa, estão sendo construídos do zero. Pelo menos dois deles ficarão prontos ainda em 2018. O cronograma prevê duas entregas no ano que vem e os três últimos estádios ficam para 2020 – inclusive aquele que será palco da cerimônia de abertura e da final, o Lusail. 

Ao contrário da Rússia, que tem a maior extensão territorial do mundo, o Catar é um país pequeno. Por isso, os organizadores apostam em uma ‘Copa da Mobilidade’, onde será possível se deslocar de metrô por sete dos oito estádios. 

Serão apenas cinco cidades-sede e, dessa forma, a maior distância entre uma sede e outra será de 55 quilômetros – ou seja, menor do que a distância entre Salvador e Praia do Forte, em Mata de São João (pouco mais de 70 quilômetros).