Acredite, dá para se livrar do cheque especial

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Acabei me excedendo e, infelizmente, acabei caindo no cheque especial novamente. Da última vez, levei um ano para conseguir sair. Como posso me livrar de uma vez por todas do cheque especial? Anônimo

Olá Anônimo. O uso do limite do cheque especial gera um valor de juros pagos bem elevado no final de cada mês, sendo uma das linhas de crédito mais caras que existe, com taxas que passam dos 300% ao ano. Usá-lo em um momento de emergência, faz parte, mas tornar isso uma rotina lhe conduzirá a um patamar de dívida bem elevado.  Faça um  diagnóstico financeiro identificando em que gasta cada centavo de sua renda e em seguida realize os ajustes necessários para manter o equilíbrio financeiro. Reflita bastante sobre os ganhos e perdas para sua vida quando está nessa situação e busque a motivação que precisa para mudar de comportamento e assim conseguir estabelecer um planejamento possível de executar e que conduza você à independência financeira.

O tesouro direto é mesmo uma opção segura para investir? Como começar, Edísio? Maria Clara Garcia

Olá Maria. O Tesouro Direto tem sido muito utilizado como alternativa à Caderneta de Poupança, inclusive tem sido chamado de “Nova Poupança”. Investir em Títulos Públicos não é tão prático quanto a tradicional poupança, mas é bem possível migrar para esse tipo de produto e ter uma melhor rentabilidade, com o mesmo grau de segurança. O Tesouro Direto é a plataforma que comercializa os Títulos do Governo, que é por si só, a garantia desses papeis, portanto, ainda que exista risco, porque toda operação tem sua cota, investir em papeis do Governo é seguro, pois havendo um calote da dívida ou a quebra do governo, todos os outros produtos e instituições, também desvalorizarão. 

Em dúvida sobre investimentos ou a melhor forma de economizar? Mande sua pergunta sobre finanças pessoais para a coluna: [email protected]

Vale apena pagar o IPTU e o IPVA à vista, Edísio? Antônio Jesus

Olá Antonio. Algumas despesas do orçamento doméstico ocorrem uma vez por ano, mas precisamos planejá-las para não ter surpresas, e é bem isso que acontece com o IPTU e IPVA. Esses dois tributos costumam ter uma condição de desconto para pagamento à vista de 10%, o que significa dizer que se tiver o dinheiro para o valor total, estará ganhando, aproximadamente, 10% em dez meses, prazo médio do parcelamento desses tributos. São poucos produtos de renda fixa e de baixo risco que oferecem essa rentabilidade anual, portanto, se for esse o patamar do desconto é vantagem sim, optar pelo pagamento à vista usufruindo desse ganho. 

Atrasei uma fatura de R$ 2 mil no cartão de crédito e acredito que os juros que estão sendo cobrados são abusivos. Como tentar reverter isso? Anônimo

Olá Anônimo. Os juros do rotativo do cartão de crédito são um dos maiores do mercado, e ficar sem pagar a fatura, ou até mesmo pagar parcialmente, é motivo para pagamento elevado de juros com a tendência de crescimento exponencial da dívida. É muito importante que tente organizar o seu orçamento, fazendo ajustes se necessário, para conseguir pagar a dívida do cartão, evitando um mal maior com o aumento acelerado da dívida. Os juros são de fato bem elevados, passando dos 500% ao ano, em pouco tempo torna uma pequena dívida num montante impagável, mas para não generalizar e dizer que os juros são abusivos, muitas instituições cobram taxas que estão amparadas pelo regulamento do Banco Central, o que você pode fazer é uma revisão do seu contrato para identificar se há alguma irregularidade, havendo, solicitar na justiça a reparação. Mas de todo modo, tente uma negociação com a instituição com parcelas que possa honrar, para evitar que a dívida cresça e fique mais difícil de pagar.