Acredite no seu ‘feeling’: Você confia na sua intuição? Faça o teste

empregos
27.05.2019, 06:00:00
Atualizado: 27.05.2019, 16:20:52
Selma seguiu o sexto sentindo e abriu, há um ano, o Ravel Café (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)

Acredite no seu ‘feeling’: Você confia na sua intuição? Faça o teste

Especialistas apontam exercícios para desenvolver habilidade; faça teste e descubra quão intuitivo você é

A administradora Selma Lemos trabalhava em uma empresa familiar de distribuição de frangos há 20 anos. O negócio estava consolidado no mercado e ia muito bem. Mas, para Selma, faltava uma coisa: propósito. “Fechei a empresa e fui meditar onde eu realmente queria empreender. Sabia que queria ser dona da minha empresa, mas queria algo que estivesse conectado com o que eu ficava feliz em realizar”. 

Gostar de café era um hobby. Mas foi em uma memória afetiva de infância que a intuição de Selma a levou onde queria chegar. Faz um  um ano que ela abriu o Ravel Café, na Pituba. “Busquei em um momento interior muito meu. Quando criança, eu sempre gostei de brincar com um joguinho de xícaras. Era algo prazeroso demais pra mim. E nisso eu foquei o meu negócio”, lembra. 

Ouvir a intuição não é tarefa fácil. Confiar no ‘feeling’, também não. Nem por isso é uma habilidade impossível. O autoconhecimento, uma maior segurança e também a capacidade de tomar decisões mais assertivas são só alguns benefícios de uma intuição bem apurada. 

“Nossos sentimentos, paixões e desejos mostram o que há de mais genuíno e espontâneo dentro de nós. Ou seja, quando seguimos aquela voz interior, estamos sendo verdadeiros com o mundo e com nós mesmos, pois estamos completamente desprovidos de raciocínio e lógica”, explica a especialista em desenvolvimento humano e sócia da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano  Susanne Anjos Andrade.

O segredo é treinar a mente. A pedido do CORREIO, a especialista elaborou um teste que ajuda a avaliar como anda o nível da sua intuição. (veja abaixo). “As pessoas intuitivas são aquelas criativas, ambiciosas. São mais empreendedoras, inovadoras, visionárias”. Ainda de acordo com  Susanne, embora algumas tenham essa qualidade desde o nascimento, todo mundo pode se tornar mais intuitivo. 

“Quem é mais intuitivo se baseia muito no hemisfério cerebral direito - que é mais ligado a emoções. Assim, conviver com pessoas mais intuitivas, assumir atividades que demandam mais criatividade, por exemplo, ajudam a desenvolver essa parte do cérebro e isso pode ser feito por qualquer um”.

Sexto sentido

A empresária Selma Lemos confiou mesmo na sua intuição e a partir daí buscou qualificação, participou de feiras e visitou cafeterias  até chegar ao plano de negócio do Ravel Café. “Nessa pesquisa, eu encontrei a bebida enquanto experiência e não apenas uma oferta de produto. A intuição veio como uma inspiração sobre algo que de fato me realizaria”, pontua. 

É justamente esse cuidado que é preciso ter com a inteligência intuitiva, como destaca o master coach e mentor da área de desenvolvimento humano Wilton Neto: “A intuição é uma resposta. Ela não pode vir seguida de uma emoção muito forte, nem de um momento de euforia. Supomos que você brigou com o chefe. Naquele momento, uma voz vai mandar que largue tudo. E aí não é uma questão de intuição e sim uma atitude que será reflexo do desentendimento”, explica. 

O caminho está no autoconhecimento. “Crie o hábito de fazer perguntas para você mesmo. Troque ideias. Quando essa intuição vem, ela é fruto de várias conexões que o seu cérebro fez relacionando inúmeras experiências que teve na vida”, acrescenta ele. 

Para o especialista em liderança e autor do livro A Estratégia do Olho de Tigre, Renato Grinberg, a intuição não deve ser vista como um “poder mágico”: “Use ela a seu favor. No entanto, não deixe de analisar a situação por todos os ângulos. Se a única resposta vem da sua intuição, então confie nela e siga em frente”.

E não adianta ser tão cartesiano: “Comece a testar mais sua intuição, tomando decisões pequenas sem ter muitas informações e vá  analisar os resultados. Nem sempre você vai acertar. Quanto mais você deixar fluir,  mais desenvolvida ela irá se tornar”, completa Grinberg. 

QUÃO INTUITIVO VOCÊ É? FAÇA O TESTE*

Instruções: Nas questões abaixo, pontue cada uma delas, em uma escala de 0 a 10, para avaliar a relação com a sua intuição. 

1. Você se considera uma pessoa que segue aquilo que seu coração manda? 

2. Você costuma treinar a mente fazendo o uso de metáforas ou símbolos quando vai explicar um determinado assunto para alguém? 

3. Para desenvolver uma forma de comunicação consigo mesmo, você tira um tempo para se desconectar do mundo externo ouvindo o som da natureza, por exemplo?

4. Você é uma pessoa que confia em si mesmo?

5. E quanto à sua criatividade, você procura formas de intensificá-la no seu dia a dia por meio da leitura, música ou pintura?

6. Você contempla as pessoas, as crianças brincando e conversando entre si?

7. Você tem o hábito de meditar?

8. Você se sente confiante antes de tomar decisões importantes?

9. Você é o tipo de pessoa visionária e sonhadora?

10. O quanto você deixa as suas emoções influenciarem em suas decisões?

RESULTADO

Instruções: Some as notas de cada uma das questões

0 a 39 - Sua intuição precisa ser calibrada  Pare! Se a maioria das suas respostas esteve dentro dessa escala é sinal de que você precisa apostar mais na sua intuição. E por mais que muitos pensem que intuição é algo que nasce com você, isso não é verdade. Existem diversas maneiras de potencializar essa habilidade. O primeiro passo é encontrar formas de fortalecer a sua autoestima e combater todos aqueles “inimigos” que te deixam dessa forma, como, por exemplo, a comparação. Não tenha medo de arriscar e não deixe que os outros influenciem em suas decisões. Confie em si mesmo e escute mais a voz que existe dentro de você. 

40 a 69 - Sua intuição está boa, mas você precisa acreditar mais nela  Você está no caminho certo, mas é importante ficar atento a alguns pontos. A intuição existe dentro de você, porém, é preciso encontrar formas para liberá-la. Por isso é recomendado que você busque atividades como treinar a mente, passar a contemplar mais a natureza, as pessoas ao seu redor, exercitar a sua autoconfiança, desenvolver sua criatividade e meditar. São pequenas práticas, fáceis de incluir no seu dia a dia e que podem trazer ótimos resultados, melhorando, assim, sua capacidade de tomar decisões assertivas.

70 a 100 - Você confia na sua intuição e isso lhe dá muita segurança na hora de tomar decisões  Siga em frente, você é um buscador de ideias nato. Se a maioria dos seus resultados está nessa escala, isso quer dizer que a sua intuição fala alto dentro de você. Ou seja, você a segue em vez de ignorá-la. A pessoa intuitiva, durante a vida, aprende a dar atenção aos sinais que o corpo dá. Geralmente, você é uma pessoa visionária, otimista e confiante - e isso não quer dizer que não tenha que enfrentar problemas no seu dia a dia. Porém, com toda certeza, você sabe a melhor forma de resolvê-los, com o pensamento otimista. Além disso, você tem facilidade para lidar com sua criatividade e não tem medo de apostar em novas ideias, está sempre aberto a novidades e lida bem com situações inusitadas da vida. Continue assim. 

CALIBRE O SEU SEXTO SENTIDO

Treine a mente Usar metáforas, imagens e símbolos ajuda a  exemplificar quando se fala de algum tema. Quando conversar com uma pessoa, use símbolos e significados para ajudar a estimular esse hemisfério da intuição. 

Contemple mais a natureza Tire um tempo para se desconectar do mundo externo e se conectar ao seu próprio mundo interno. Assim, você passa a desenvolver uma forma de comunicação consigo mesmo ao conseguir ouvir a voz de seu coração. 

Admire as pessoas É necessário dar valor a todas as relações que passamos ao longo de nossa caminhada pela vida. Todas as pessoas que convivemos têm grande influência sobre nós e sobre o mundo, por isso nos ajudam a desenvolver nossa intuição. 

Autoconfiança É fundamental desenvolver nossa autoconfiança para nos sentirmos mais seguros e fortes a partir do autoconhecimento. Ou seja, procure feedbacks positivos de pessoas com quem convive para conseguir, cada vez mais, enxergar coisas belas dentro de si mesmo. 

Desenvolva sua criatividade A arte sempre irá agregar em nossas vidas, principalmente com nossa intuição. Ou seja, as cores, a música, a pintura e a leitura são essenciais na nossa rotina. Realize também trabalhos manuais, físicos e mentais que exigem criatividade e uma imaginação mais profunda. 

*O teste foi elaborado por  Susanne Anjos Andrade, especialista em desenvolvimento humano e sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano. Ela também é autora dos livros  O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil (Editora Gente), O Segredo do Sucesso É Ser Humano, e do livro digital A Magia da Simplicidade.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/girassol-whindersson-nunes-e-priscilla-alcantara-lancam-musica/
A música já está disponível em plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carolina-ferraz-diz-que-nao-vai-mais-atuar-em-novelas/
Ela diz que vai continuar atuando em filmes e minisséries
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufrb-aluno-diz-que-recusou-prova-de-professora-negra-por-questao-de-energia/
Vídeo mostra Danilo com mala e sacola conversando com delegado e professor na Rodoviária de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/meu-deus-do-ceu-mataram-morador-gravou-morte-de-suspeito-de-assalto/
Comparsa foi agredido; população evitou roubo de carro na Ribeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vencedor-do-festival-de-berlim-synonymes-estreia-em-salvador/
Longa-metragem narra história de um soldado israelense que foge para Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspense-em-familia-a-moda-de-agatha-christie/
Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais