Adolescente de 17 anos matou pró-reitor do Ifba a facadas

Jovem foi identificado e é procurado pela morte de Anilson Gomes em Brotas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 15:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO e Reprodução

Anilson Gomes, 46 anos, foi assassinado dentro do apartamento onde morava (Foto: Reprodução) O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, já identificou e está à procura do autor da morte do pró-reitor do Instituto Federal da Bahia (Ifba) Anilson Roberto Cerqueira Gomes, 46 anos, ocorrida na noite de segunda-feira (13), em um apartamento do bairro de Brotas, em Salvador.

Anilson foi morto com duas facadas - uma no pescoço e outra na região do abdômen - por um adolescente de 17 anos.

O crime aconteceu no edifício Modern Life, na Rua Professor Guiomar Florense. Conforme antecipou o CORREIO, o autor foi identificado por testemunhas através de fotos.

Câmeras de segurança do prédio registraram o autor entrando no edifício com a vítima, por volta de 18h. Meia hora depois, as câmeras registraram a fuga do autor, que saiu do prédio com o veículo de Anilson, um Toyota Corolla, de cor branca, placa PKZ-0230, que ainda não foi encontrado.

Ao lado do corpo de Anilson, encontrado por um morador do prédio, o autor deixou a faca usada para cometer o crime, que já foi encaminhada para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Edifício em Brotas onde crime aconteceu (Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO) De aluno a pró-reitor Formado em Arquitetura, Anilson foi estudante do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA), atual Ifba, e dava aulas para o curso de Engenharia Civil. Querido na comunidade acadêmica, o sepultamento dele, na tarde de terça (14), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, atraiu pelo menos 500 pessoas - muitos deles colegas de profissão, alunos, amigos e familiares.

Na ocasião, a simpatia e alegria do pró-reitor foram lembradas por quem foi formado por ele. O engenheiro Fábio Damasceno, 30, disse que só guarda boas recordações. "A gente só tem coisas boas para falar dele. Muito, muito dedicado, e comprometido com a profissão. Eu devo muito da minha postura profissional a ele, que foi uma referência para mim", comentou.

Amigo da família, o aposentado Cremildo Queiroz, 65, disse que Anilson era uma pessoa reservada e que não comentava muito de sua vida pessoal. "Eu sempre vou lembrar dele como alguém formidável e muito alegre. Tinha paixão pela vida. Ele não tinha filhos, então, andava com muitos amigos. Estamos todos muito chocados com tudo isso", declarou.

Por meio de nota, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) disse que "lamenta profundamente" a morte do professor. "Neste momento de dor e consternação, apresentamos nossos sinceros pêsames aos familiares, aos amigos, e a toda comunidade do Instituto Federal de Educação – Ifba", diz o comunicado.

O Ifba também divulgou uma nota de pesar sobre o caso. "É com imenso pesar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) comunica o falecimento do professor Anilson Roberto Cerqueira Gomes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura. Anilson foi estudante da Instituição, professor do Campus Salvador e, como pró-reitor, atuou no projeto de expansão I, II, III, IV e V do IFBA, cujo objetivo foi implantar, no interior da Bahia, novas unidades." Em virtude da morte, o Ifba decretou luto oficial e suspendeu as atividades por três dias.