Adolescente é morto e 18 são presos em operação de combate ao tráfico no Sul da Bahia

Ações da polícia foram realizadas nas cidades de Ilhéus e Itabuna

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2018 às 11:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alberto Maraux/SSP

Um adolescente foi morto e 18 suspeitos foram presos durante a operação 'Lâncome' da Secretaria da Segurança Pública (SSP), deflagrada em Ilhéus e Itabuna, nesta quarta-feira (19). De acordo com a secretaria, o grupo criminoso atuava na venda de drogas, homicídios, roubos e corrupção de menores.

O líder do grupo, José Alan Conceição Costa Lemos, o 'Alan Baton', preso no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, também teve mandado cumprido dentro do sistema prisional. Segundo a SSP, os suspeitos são investigados há sete meses pela 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus).

Durante a ação da polícia, no bairro de Conquista, em Itabuna, houve um confronto entre o grupo e os policiais. Nesse tiroteio, um adolescente foi baleado. Segundo a polícia, ele foi socorrido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu. Ainda de acordo com a SSP, o adolescente é suspeito de cometer homicídios. Mandados foram cumpridos na manhã desta quarta-feira  (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA) Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, porções de maconha e uma quantia em dinheiro. Ainda no mesmo bairro, outro traficante foi flagrado também com drogas.

Já no bairro Vilela, dois homens, um deles identificado como 'Alisson do Vilela' (alvo da investigação e do cumprimento de busca) e o outro, ainda não identificado, tentaram escapar do cerco, mas foram flagrados com drogas.

Presídios Foram cumpridos mandados nos presídios das cidades de Ilhéus, Itabuna e Barreiras, foram capturados Jorlandio Amaral Feliz, Leandro Santos Lima, Fágner Santana dos Santos, Carlos Alberto Céo dos Santos e Édson Alves dos Santos. Apesar de estarem presos, a SSP afirma que todos continuavam influenciando, nas decisões da quadrilha.

"Através de ações de inteligência conseguimos desarticular uma ramificação desta organização criminosa. Continuamos com equipes nas ruas", explicou o coordenador da 7ª Coorpin, delegado Evy Paternostro. (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA) Antes da operação, as forças de segurança fizeram prisões em flagrantes, apreenderam drogas, colete balístico, armas, dentre elas uma submetralhadora. "Com ações, morte de rivais foram evitadas", completou Paternostro, acrescentando a parceria com o Ministério Público e a 2a Vara Crime da Comarca de Ilhéus.

"Cumprimos a missão com êxito, devido o bom levantamento da rotina desta quadrilha. Intensificaremos o trabalho nestas áreas mapeadas", disse o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, major Ricardo Silva, em nomes das outras unidades da Polícia Militar.

Participaram da operação também equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), das Rondas Especiais (Rondesp) Sul, da 6 Coorpin (Itabuna), das 68, 69 e 70 CIPMs (Ilhéus) e do Pelotão da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPA).