Adriana Calcanhotto prepara novo álbum, ganha tributo e faz show no TCA

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma das mais importantes cantoras e compositoras da MPB moderna, a gaúcha Adriana Calcanhotto, 53 anos, ganha um tributo  que honra a sua originalidade e inquietação estética: o álbum Nada Ficou no Lugar (Xirê/Sony Music), idealizado e com curadoria de Andrea Franco e o DJ Zé Pedro. Artistas como Baco Exu do Blues, Larissa Luz, OQuadro, Attooxxa, Rubel, Duda Beat, Letrux e Mahmundi interpretam canções de Adriana Calcanhooto no projeto Nada Ficou no Lugar (Foto/Divulgação) Dividido em três EPs com seis canções cada (o segundo foi lançado no último dia 18 e o terceiro sai em 15 de fevereiro), o projeto desconstrói 18  canções de Adriana em releituras de artistas como Johnny Hooker, Ava Rocha, Mahmundi, Rubel, Alice Caymmi, Letrux, Duda Beat, Jaloo, Tais Alvarenga e os baianos Baco Exu do Blues (numa versão surpreendente de Senhas: "Gravar Senhas foi diferente de tudo que fiz na carreira, mas achei foda participar desse projeto", afirma), Larissa Luz (Vai Saber?), Illy (Pelos Ares: "Acho uma canção bem virginiana, assim como eu. 'Chocolate, gato, chão, espelho, luz, calção, no seu lugar pra ver você chegar...' Conversei com Cezinha Mendes, a gente já achava o tango bem moderno, sugeriu um arranjo bossanovista e eu e Moreno Veloso logo topamos", conta ), OQuadro (brilhando em Negros) e Attooxxa (Toda Sexta-Feira).

A maioria das releituras é boa, mas em todo projeto do gênero sempre há exceções, como a afetação vocal de Priscila Tossan em Vambora. Exatamente o oposto do que faz Mãeana em O Amor Me Escolheu, uma das melhores faixas.

"Esses projetos que unem jovens artistas a compositores consagrados funciona como um instantâneo do que está acontecendo na música brasileira. Adoro instigar os conservadores com essas g ravações. É um jeito de, nem que seja forçosamente, eles conhecerem novos talentos", afirma Zé Pedro.

A seguir leia entrevista com Adriana , que prepara álbum de inéditas e retorna a Salvador com o show A Mulher do Pau Brasil, no Teatro Castro Alves, dia 15 de fevereiro, às 21h.

*** Você tem uma obra fortemente autoral, mas sempre gostou de fazer releituras de outros compositores. Agora mesmo regravou O Cu do Mundo, de Caetano Veloso. Qual a sensação de ter 18 canções tuas relidas por novos intérpretes no projeto Nada Ficou no Lugar? Gostou do resultado?

Adorei o projeto, o resultado, a escolha de artistas que não fizeram cerimônia nenhuma com as canções. Cada vez que um intérprete grava uma canção minha, eu aprendo muito sobre a canção, sempre incorporo algo da interpretação, do arranjo, e vou usando. Com esse projeto,  eu vou desaprender as minhas canções, o que é bom

Como foi a experiência de reencontrar o público brasileiro com a turnê A Mulher do Pau Brasil (2018), em um momento tão confuso do país? 

Uma coisa interessante de A Mulher do Pau Brasil é justamente o fato de que durante a turnê o país estava numa efervescência pré-eleição, efervescência de campanha. O Brasil estava muito inspirado na coisa de pensar o Brasil e o show também era isso. Foi um presente que a turnê ganhou passar por esse momento, porque ela poderia ter acontecido em outra circunstância. A gente presenciou do palco coisas maravilhosas, a temperatura foi subindo durante o primeiro e o segundo turno e as canções mexiam com o público. 

A residência artística na Universidade de Coimbra, em Portugal, acabou ou você regressará para mais um semestre?

Em março começa o curso outra vez em Coimbra, estou voltado para lá pela terceira vez para fazer o curso Como Escrever Canções, fazer minhas pesquisa, aulas de arqueologia, encontrar os alunos brasileiro e os professores. É uma experiência inacreditável, um sonho que nem tive de sonhar. Depois do semestre de lá, volto para o Brasil para fazer shows.

Quando teremos um novo álbum de inéditas? 

Quando eu não vou dizer, mas há um álbum. Mas não posso adiantar mais nada. Já adiantei demais dizendo que há um álbum (risos). No dia 1º de fevereiro, vou lançar um single com uma canção nova e ela é relativa a esse álbum.

ARTISTAS E CANÇÕES

1º EP (dia 21/12)

Johnny Hooker - Mentiras OQuadro - Negros Priscila Tossan -  Vambora

Ava Rocha - Âmbar Mahmundi - Cariocas Rubel -  Por que Você Faz  Cinema?  

2º EP (dia 18/1)

Baco Exu do Blues - Senhas Illy - Pelos Ares Alice Caymmi - Metade

Mãeana - O Amor Me Escolheu Larissa Luz - Vai Saber? Attooxxa - Toda Sexta- Feira

3º EP (dia 15/2)

Preta Gil - Pode Se Remoer Jaloo -  Esquadros Duda Beat - Seu Pensamento

Tais Alvarenga - Inverno Letrux - Já Reparô Arthur Nogueira -  Cantada

***

Ouça os áudios das gravações de Baco Exu do Blues, Larissa Luz, OQuadro, Illy, Priscila Tossan e Attooxxa