Adriana Lima saiu de Castelo Branco para o topo das passarelas

A modelo baiana tem o quarto maior cachê entre as supermodelos

Publicado em 7 de dezembro de 2008 às 15:48

- Atualizado há 10 meses

Pode acreditar. A garota que aparece em fotos provocantes da linha de lingerie da Victoria’s Secret é baiana, nascida em Salvador, e já foi considerada a menina mais tímida da turma na época da escola. A modelo Adriana Lima foi eleita recentemente a mulher mais sexy do mundo pela revista americana Models. com, desbancando as conterrâneas Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Isabeli Fontana, que ficaram como terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente no ranking.

Adriana morava no bairro de Castelo Branco, onde nasceu, quando começou a carreira de modelo. Hoje, aos 27 anos e morando em Nova York e Paris, ela já desfilou para as marcas mais aclamadas do mundo da moda como Armani, Gucci, Valentino, Ralph Lauren e Chanel.Segundo a revista Forbes, ela é o quarto maior cachê atualmente entre as supermodelos: faturou US$ 7 milhões em 2007.

Ainda criança, a modelo já chamava a atenção pela beleza. “Ela ganhava praticamente todos os concursos na escolinha, de rainha do milho a noiva dos festejos juninos”, diz a proprietária da escola Nossa Senhora de Lourdes, Valda Pereira de Souza, onde a garota estudou todo o ensino primário.

Valda, que também foi professora da top, diz que ela era muito acanhada e costumava ficar concentrada no canto da sala tomando nota da lição. Um comportamento que nada tem a ver com a modelo que parece ter nascido para brilhar diante das lentes dos fotógrafos do mundo.

Com um par de lindos olhos verdes e beleza exótica, a trajetória da geminiana Adriana Lima rumo ao topo da moda só começou a ser traçada quando ela fez 15 anos, em 12 de junho de 1996.A adolescente,que tinha vergonha de ser magra e ter pernas longas, foi junto com a mãe a uma agência de modelos. “Adriana chegou à Casting Models pedindo uma oportunidade porque as pessoas falavam que ela tinha físico de modelo”, disse Cléo Prinz, proprietária da primeira agência da qual a top fez parte.

Logo que viu a estonteante morena, a empresária, percebeu que ela tinha potencial para o ramo. “Pedi que ela se colocasse à disposição para iniciar um processo de preparo para o mercado de trabalho”, explica Prinz.

A escalada do sucesso

No mesmo ano, Adriana venceu a versão nacional do concurso Ford Models e,em 2007, ficou em segundo lugar na final mundial do Supermodel of the World, promovido pela agência em Miami. Mesmo não vencendo o concurso, ela foi convidada para compor o seleto time de modelos da agência.

Aos 16 anos, Adriana assinou um contrato com a Elite Model e se mudou para Nova York.Em 2005, foi considerada como uma  dascem celebridades mais influentes do mundo pela Forbes. Além de ser uma das angels da Victoria’s Secret, a top tem contratos com a marca de cosméticos Maybelline.

Embora tente se manter distante das lentes dos paparazzi, a vida amorosa da modelo não passa despercebida. Ela já conquistou o coração do astro pop Lenny Kravitz, com quem namorou dois anos. Nem o príncipe de Liechtenstein, Wenzeslaus von und zu Liechtenstein, integrante de uma das mais ricas famílias reais européias, resistiu aos encantos da moça. Outro que teve um affair com a top foi o cantor Denny, da Timbalada. Atualmente,Adriana é noiva e faz planos de casamento como jogador de basquete da NBA Marko Jaric.

Em setembro, a modelo gravou participação no seriado Ugly Betty, um dos programas de maior audiência da TV dos EUA, produzido pela atriz Salma Hayek e exibido no Brasil pelo canal fechado Sony e pelo SBT.

Desfile apoteótico do anjo sensual

No mês passado, Adriana apresentou os looks da coleção 2008 da grife de lingerie Victoria’s Secret, no Kodak Theatre em Hollywood, mesmo local onde acontece a cerimônia do Oscar. O desfile foi exibido pela tevê americana no início da semana.

Ao lado das brasileiras Alessandra Ambrósio, Isabelli Fontana e Isabel Goulart, a morena esbanjou sensualidade. “O desfile foi um momento muito lindo e muito importante, não só para a carreira da minha filha. Representa toda a luta que travamos nestes anos”, disse, orgulhosa, a mãe da top Maria das Graças Lima.

(Notícia publicada na edição de 07/12/2008 do CORREIO)