Advogado espanca policial e tenta atirar em caminhoneiro em Feira; assista

Procurado pela polícia, Orlando de Assis, 29, chutou e apontou arma para cabeça de vítima

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 15:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Foto: Divulgação/SSP Um advogado agrediu um policial civil na noite de domingo (10), por volta das 21h30, em Feira de Santana. O caso aconteceu nas imediações do Boulevard Shopping, no bairro do Caseb. Ele teve prisão preventiva decretada pela Justiça da Bahia nesta terça-feira (12) e está foragido. 

De acordo com a delegada Bianca Torres Andrade, titular da 2ª Delegacia (Feira), que investiga o caso, o policial Sérgio Roberto Souza Oliveira, que não teve sua idade divulgada, e o advogado Orlando Freire de Assis, 29 anos, acompanhado da sua esposa, estavam na mesma festa. O bacharel em Direito já teria tido desentendimentos durante o evento e, em determinado momento, deu um soco no policial, sem motivo aparente. 

Ainda segundo a delegada, após o tumulto dentro da festa, Orlando foi retirado do evento por seguranças. O policial saiu do local em seguida e, do lado de fora, questionou o porquê de ter sido alvo de agressão. Em seguida, o advogado "ficou alterado e tirou a camisa". Assustada, a esposa se ajoelhou, pediu para que Sérgio Roberto fosse embora e foi atendida. Segundo a delegada, a vítima não utilizou a arma que portava na cintura em nenhum momento.

Quando se virou de costas para o agressor, segundo a investigação, Orlando se soltou da mulher e agrediu Sérgio Roberto, que acabou desmaiando e continuou sendo espancado, mesmo no chão, com chutes.

Um caminhoneiro que passava pelo local presenciou a cena, desceu do veículo e tentou interferir, sem sucesso. O advogado pegou a arma portada pelo policial e deu dois tiros em direção ao homem que tentou apartar a briga, mas não conseguiu acertar nenhum deles. Quando mirou a arma em direção ao policial, o equipamento não funcionou. Ele fugiu do local em seguida.

Bastante machucado, o policial foi socorrido e está internado no Hospital Emec, em Feira, onde passou por cirurgia. Ele segue internado "e a situação é bastante delicada", segundo a investigação.

As vítimas e seis testemunhas já foram ouvidas na delegacia. Imagens da festa e do desentendimento na rua estão sendo analisadas pelos policiais. O agressor pode responder por dupla tentativa de homicídio.

O acusado já tinha antecedente criminal, em 2007, por agressão. “Ele responderá por duas tentativas de homicídio, contra a vítima e a testemunha que tentou separar a briga, e por porte ilegal de arma de fogo”, esclareceu o coordenador da 1ª da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Feira de Santana), Roberto da Silva Leal. 

Registro cassado De acordo com o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, Raphael Pitombo, o agressor pode ter o registro cassado. "Em principio, não é uma demanda que a OAB tem que se envolver, porque o advogado, embora tenha vínculo com a ordem, não exerce a profissão. O provável é que haja agora um processo ético disciplinar contra ele, onde será julgado na instituição e pode ter o registro cassado", explicou.

"Estamos aguardando o processo, que é sigiloso, mas já tramita dentro do tribunal de ética da OAB. Quando tivermos uma decisão neste processo, será informado", completou Pitombo.

Quem tiver informações sobre o agressor pode denunciar de forma anônima à polícia, através do Disque Denúncia (3235-0000 e 181).