Aeroporto de Recife pode ultrapassar o de Salvador este mês

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Caiu para apenas 200 passageiros a vantagem de Salvador para Recife na disputa pelo primeiro lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do Nordeste. Com a diferença em queda vertiginosa desde o começo do ano, as projeções indicam que a capital pernambucana vai terminar novembro à frente. De acordo com o balanço da Infraero consolidado até 31 de outubro, 6.342.861 pessoas cruzaram o terminal de Salvador em 2017, enquanto o de Recife somou 6.342.691 embarques e desembarques. Em 30 de setembro, a distância era de aproximadamente 25 mil passageiros, ante os 550 mil do mesmo período de 2016. Agora, ambos estão praticamente empatados. A tendência de virada já havia sido antecipada pela Satélite na edição do último dia 28. 

Roubada de bola  Com Recife na cola de Salvador desde o ano passado, dois negócios poderiam impedir a aproximação com Salvador. O primeiro foi o hub da Azul, que migrou para Pernambuco. O segundo, o hub da Air France-KLM, operado em parceria com a Gol. A companhia franco-holandesa preferiu Fortaleza.

Alívio imediato No encontro com o presidente Michel Temer (PMDB) ontem em Brasília, os bilionários casaques Alexander Machkevitch e Alijan Ibragimov, controladores da Bamin, fizeram um apelo além da liberação de R$ 2,5 bilhões para a mina de Caetité, Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol): que o governo adotasse regras tributárias estáveis para o setor mineral. Temer assegurou que não haverá sobressaltos à produção de ferro, foco da Bamin. A dupla saiu do Planalto mais tranquila do que entrou. “Sobre a MP que eleva a alíquota sobre o ferro, não se tocou no assunto”. disse o deputado federal José Carlos Aleluia, mediador do encontro com os magnatas.

Bloco da claque Servidores que integram a tropa de choque do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel (PSD), lançaram uma novidade que provocou rebu entre funcionários da Casa: formar uma comitiva para recepcionar o chefe na rampa da Assembleia, algo incomum no Legislativo. O primeiro ato ocorreu ontem, quando Coronel voltou ao batente após uma semana na China. Para convocar o bloco, integrantes  da equipe do parlamentar espalharam comunicados impressos, visto entre servidores como o cúmulo do puxa-saquismo.

No gatilho O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan) vai destinar R$ 3 milhões para restaurar a sede do Arquivo Público da Bahia. O imóvel, localizado no Solar Quinta do Tanque e erguido no Século XVI pelos jesuítas, passou por duas etapas de reforma em 2012 e 2015, mas dependia do convênio com o Iphan para a terceira fase, que inclui sistema contra incêndio, restauração de portas, janelas e instalações internas.

Dono do cofre O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, desembarca em Salvador no próximo dia 20 para fazer a palestra de abertura do IV Fórum Bahia Econômica, idealizado pelo economista Armando Avena, colunista do CORREIO. A visita coincide com os rumores sobre sua eventual candidatura à Presidência em 2018."Jamais me consideraria um político de direita ou esquerda. Não tomo para mim esses rótulos. Defendo a gestão de qualidade e eficiência", ACM Neto, prefeito de Salvador, sobre seu posicionamento ideológicoPílula Na fila Quase nove meses depois, há dezenas de artistas sem ver a cor do cachê da Bahiatursa para o Carnaval.