Afro Fashion Day 2019 tem data e local confirmados

entretenimento
20.11.2019, 20:21:00
Atualizado: 26.11.2019, 20:43:22
Foto da campanha do Afro Fashion Day 2019 que vai ao ar amanhã (Florian Boccia)

Afro Fashion Day 2019 tem data e local confirmados

Evento realizado pelo CORREIO será dia 30, a partir das 14h, no Terreiro de Jesus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

No dia 30 de novembro, a praça do Terreiro de Jesus vai se transformar em uma grande passarela. Nela, 65 modelos negros vão mostrar seu talento desfilando as criações de 47 marcas, estilistas e designers de acessórios baianos no Afro Fashion Day (AFD), evento que chega à sua 5ª edição reforçando seu compromisso com o Mês da Consciência Negra.

Com o tema Blocos Afro, o AFD 2019 faz uma homenagem a estas entidades, exaltando a beleza das estamparias criadas pelo Olodum, Filhos de Gandhy, Malê Debalê, Ilê Aiyê, Muzenza e Cortejo Afro. Ao longo deste ano, as marcas de moda participantes do desfile receberam cortes de tecidos de antigas fantasias e com eles criaram peças que trazem um novo significado.

Com classificação livre e aberto ao público, o desfile deste ano será realizado às 16h. A programa começa antes, às 14h, com atividades no Espaço Kids, com o Clubinho da Tia Lalala, comandado por Najara Black e uma edição especial da Feira da Sé, que vai trazer como novidade o conceito de see now, buy now (veja agora, compre já) com várias marcas presentes no desfile comercializando suas criações. 

Das 44 marcas, 32 são relativas a roupas, enquanto 12 assinam o style dos acessórios. São elas: Abanto; Adriana Meira; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; By Aninha Acessórios; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Fagner Bispo, Goya Lopes; Incid; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; NBlack; Negrif; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino Ojú; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soudam; Soul Dila; Turbanque e Ziê, além das oito estreantes no evento: Cantuai; Filipe Dias; CP2P; Jeanne Gubert; o francês Marc Bell; MB Conceito; Realeza; Regina Navarro Bella Oyá e Wari. 

Para orquestrar esse time, mais uma vez o projeto conta com a curadoria do produtor de moda Fagner Bispo. A direção artística será de Gil Alves e a beleza do desfile de Dino Neto e equipe.

Modelos
Desde a 1ª edição, em 2015, mais de 250 modelos já passaram pelo Afro Fashion Day, revelando nomes para a moda nacional e internacional, a exemplo de Ana Flávia, Gabriel Pitta, Lucas Evangelista e, mais recentemente, Josana Santos, que volta ao evento este ano. “Estamos celebrando a cultura negra com a ajuda de quem luta para fomentá-la todos os dias, queremos trazer pra passarela todo o orgulho e exuberância da nossa herança africana”, explica a jornalista Gabriela Cruz, curadora do AFD desde o início do projeto.

Thainá Monteiro, Antônio Carlos Lima, Rute Batista, Luís Eduardo Rocha, Ingrid Ramos e Nicolas Ribeiro (Foto: Betto Jr.)

Este ano, o casting do desfile é formado por 15 agências locais: Agência Raí Silva; Bi Produções; Focus Moda; Home Model; Jovens Periféricos; Lea Mattos; Mega Model; Model Club Agency; One Models Bahia; PJT Models; Seven Two; The Agent; The Agent Model Bahia; Vivaldo Marques e Xtreme Model. E também por seis modelos selecionados entre os 996 que disputaram as vagas nas seletivas de bairro. São eles: Nicolas Ribeiro, Luís Eduardo Rocha, Antônio Carlos Lima, Thainá Monteiro, Ingrid Ramos e Rute Batista (suas histórias estarão na próxima segunda-feira, na série especial publicada semanalmente no Correio).

O Afro Fashion Day é uma realização do jornal Correio, com o patrocínio do Salvador Shopping, apoio institucional da Saltur, Vem Pro Centro, Pelourinho Dia & Noite e Prefeitura Municipal de Salvador, apoio Instituto ACM e Salvador Bahia Airport e parceria Sebrae, Melissa, Vizzano e Imaginarte.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas