Afro Fashion Day: preparação de participantes surpreende jurados em quarta etapa de seletiva no Pelô

Objetivo do júri é identificar jovens talentos não profissionais do ramo da moda para representar a população negra na passarela do AFD 2018

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 20:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos de Renato Santana
. por Renato Santana

Mais de 400 jovens entre 13 e 24 anos, moradores de Salvador e Região Metropolitana, já participaram das seletivas para o Afro Fashion Day 2018. Na tarde desta quinta-feira (18), pessoas de bairros diversos compareceram ao Instituto ACM - Ação, Cidadania e Memória, Rua do Saldanha, s/n - Praça da Sé, no Pelourinho, para participar da quarta etapa do processo de seleção para o casting de modelos não profissionais. Os escolhidos terão o desafio de evidenciar e representar a beleza e diversidade da população negra brasileira na passarela do evento de moda em homenagem ao mês da Consciência Negra.

O júri de avaliação é composto por Gabriela Cruz, editora de conteúdo de projetos do Jornal Correio e curadora do Afro Fashion Day, Fagner Bispo, produtor de moda, e Thiago Borba, fotógrafo responsável pela campanha do projeto. Os encarregados por descobrir os novos talentos conheceram hoje 37 candidatos. Participaram nas primeiras seletivas nos bairros da Liberdade, Plataforma e Tancredo Neves: 73, 230 e 62 pessoas, respectivamente. A última etapa está marcada para a próxima quinta-feira (25), em Itapuã, no Villa Bahiana (Rua Prof. Souza Brito, s/n).

Borba, famoso pelo seu projeto fotográfico Black is Beautiful, que busca enfrentar o racismo mostrando a beleza de pessoas negras de pele retinta através da fotografia, ressalta a importância de se observar bem os candidatos. “Essa atenção e responsabilidade pode determinar o futuro de muita gente. O júri tem o compromisso de estar atento a estas pessoas que estão aqui para serem reveladas”, enfatiza o baiano sobre o desafio de sair da caixinha e encontrar modelos não tradicionais para a passarela.

O produtor Fagner Bispo considera o Afro Fashion Day muito é muito democrático por “dar espaço para todo mundo”. “Não participa apenas quem tem estereótipo de passarela, como pessoas altas e magras. Temos pessoas gordinhas, baixinhas... O mais importante é ter atitude e simpatia. Ter um ‘Q’ a mais que nos encante”, ressalta. Participando da concepção do projeto desde a primeira edição, Bispo confessou estar muito surpreso neste ano com as seletivas. “A galera está vindo muito preparada, com pegada de profissional e mandando bem com a postura de modelo”. Ailton França, 19 anos, precisou convencer os pais de que ser modelo é profissão e sonha em ser  agenciado  A experiência de participação nas seletivas do Afro possibilita aos participantes um grande passo na realização dos seus sonhos, como o de Ailton França, jovem de 19 anos, que já atua como modelo fotográfico de forma não profissional e, apesar de ter 1,66m, destaca que apenas tentando pode-se alcançar objetivos. “Se eu conseguir passar na seletiva vai ser muito especial. Uma experiência top, sabe?! Já tive amigos que passaram pelo Afro, como Briana Caroline, Enzo Gabriel e Felipe Muniz. Pessoas que me inspiraram. Briana, por exemplo, não era agenciada. Foi descoberta no evento e conseguiu ser modelo”, conta empolgado o morador do bairro de Castelo Branco. Yasmin Alves, 17, sonha em desfilar na passarela do Afro Fashion Day  Assim como Ailton, as adolescentes Yasmin Alves, 17, e Larissa Santos, 16, moradoras dos bairros da Federação e Alto de Coutos, conhecem um modelo que participou do Afro Fashion Day e hoje conquista o mundo. “Somos amigas de Gabriel Pitta, que desfilou dois anos no Afro. Ele já saiu na revista Vogue Brasil e neste final de semana vai desfilar no São Paulo Fashion Week”, enfatiza Larissa com orgulho. Em complemento, Yasmin disse que o AFD é um evento que dá oportunidade para os jovens que não tem experiência no mercado. “Tem gente que depois de participar deste projeto foi para fora do Brasil e alcançou muitas conquistas”. Larissa Santos, 16, acredita que o AFD é uma oportunidade única para lançar novos talentos do mundo da moda  Para participar da última seletiva em Itapuã, o(a) candidato(a) precisa realizar inscrição prévia e gratuita através do link bitly.com/seletivaspelourinho (a partir da meia-noite de hoje, 18). Aos interessados, não é necessário residir no bairro para se inscrever. Podem participar jovens de 13 a 24 anos, moradores de Salvador e Região Metropolitana.

Grande final O momento de conhecer os vencedores será em 12 de novembro, no Salvador Shopping (Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura), na mesma data em que será realizado um bate-papo sobre moda e afroempreendedorismo com profissionais renomados do ramo. Os ganhadores vão desfilar na quarta edição do AFD no sábado, 24 de novembro.

Realizado pelo Jornal Correio, com apoio do Salvador Shopping, Casa Salvador e Califórnia Media House, o Afro Fashion Day celebra o Mês da Consciência Negra dando visibilidade para modelos negros, cultura afrobrasileira e os trabalhos de marcas locais.