Afro Fashion Day realiza seletiva em Itapuã

70 pessoas participaram da terceira seletiva de bairro, que aconteceu no restaurante Villa Bahiana

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 20:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Angeluci Figueiredo

Setenta candidatos compareceram, às 15h, desta quarta-feira (20), ao restaurante Villa Bahiana, no bairro de Itapuã, para a terceira seletiva do Afro Fashion Day (AFD), evento organizado pelo CORREIO que, desde 2015, celebra o Dia da Consciência Negra. Nesta etapa, o júri - composto pela curadora do AFD e editora de projetos especiais, Gabriela Cruz e a analista de marketing Gabriela Souza - escolheu os candidatos que irão participar da fase final, no dia 11 de outubro. O resultado só será divulgado após a realização de todas as seletivas.

Pela primeira vez, o AFD  está indo diretamente aos bairros para escolher os candidatos. Além de Itapuã, as seleções já aconteceram no Bonfim e no Curuzu - totalizando mais de 400 inscritos. "O compromisso do evento é valorizar o soteropolitano”, afirma Gabriela Cruz. A próxima seletiva será em Cajazeiras, dia 4 de outubro. Não é preciso residir no bairro para se inscrever, podem participar moradores de Salvador e Região Metropolitana que não sejam agenciados.  Os candidatos foram chamados individualmente para desfilar Família  A esteticista Ana Karina Santos compareceu a seletiva realizada no Bonfim para acompanhar sua irmã, Luciana Santos. Hoje, em Itapuã, ela levou a filha, Ana Clara, de 9 anos, para participar. “O Afro é um desfile voltado para os negros, aqui valorizam a cor dela, os traços dela. Como mãe, é uma realização para mim”, declarou. O estudante Jorge Luiz, 18, saiu de Cajazeiras para participar da seletiva Joseane Oliveira, 25, também não foi sozinha - levou seu filho, Yan, de 9 anos. “Ele é muito tímido, gosta mais de futebol. Espero que ele tenha oportunidades como essa na área que desejar”, alegou a estudante de relações públicas. Nascida em Conceição do Coité, cerca de 211km da capital, ela veio para Salvador aos 5 anos e afirma sempre ter recebido incentivo da família. “Desde muito nova as pessoas falam que tenho jeito para ser modelo, de tanto escutar, resolvi ir atrás”, contou.

Amor pela arte Aos 18 anos, o estudante Jorge Luiz, morador do bairro de Cajazeiras, já fez um pouco de tudo. Apaixonado por artes cênicas, confessa que o desejo de ser modelo é algo recente. “Participei de uma seleção e não passei, mas aquele ‘não’ valeu mais que um ‘sim’. Decidi que iria atrás disso porque descobri que é o que eu quero”. Determinado, Jorge, que morava no município de Santo Estevão, cerca de 150km de Salvador, se mudou para a capital em busca do seu sonho. “Espero conseguir passar para os jurados o que eu quero e quem eu sou”, destacou. A produtora Tayla Caribé se inscreveu pela primeira vez no AFD Ao contrário dele, a produtora cultural Tayla Caribé, 22, sempre se considerou muito tímida. “Vi o desfile do ano passado e decidi vir. Mas sempre fui introvertida, não queria isso de jeito nenhum”, comenta, aos risos. “Gosto muito de arte, a moda é mais uma vertente”, declara a dona da Ratazana Produções, que realizou, no final do ano passado, um mutirão de arte na comunidade do Alto da Alegria, localizada no Rio Vermelho.

Técnico em Tecnologia da Informação, Yulli Falcão, de 17 anos, está tentando a aprovação no AFD pela primeira vez. Vencedor do reality show Click Esperança da Rede Globo, que aconteceu esse ano, o jovem também é pai de santo. “Sou pai pequeno do meu terreiro e é muita responsabilidade. São vidas que estão nas minhas mãos, pessoas de 3 até 70 anos me chamam de pai”. Além disso, no ano passado, nasceu Consuelo, sua drag queen. “Sou envolvido com arte desde que me entendo por gente. Soube do AFRO pelo Instagram e resolvi me inscrever”. Pai de santo e ator transformista, Yulli Falcão foi um dos candidatos Evento Para além das seletivas de bairro e de agências, a equipe do AFD tem realizado encontros com estilistas e, desta vez, o evento, que acontece na próxima quinta-feira (28), às 15h, no Instituto ACM, localizado na Praça da Sé, será aberto ao público. Dentre os palestrantes, estará presente o cenógrafo Mauro Braga, que vai falar sobre a sua vivência no São Paulo Fashion Week. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem direta no Instagram do CORREIO. Os primeiros inscritos serão selecionados.

Os arquitetos Giuseppe Mazzoni e Maria Clara, da GMF Arquitetos, assinam pelo terceiro ano consecutivo o projeto do AFD, que esse ano terá como tema os 4 elementos da natureza - fogo, terra, água e ar. A terceira edição do AFD pela primeira vez, será em 18 de novembro.

O evento, que sempre aconteceu na Praça da Cruz Caída, no Dia da Consciência Negra, 20 do mesmo mês, também vai mudar de local. O novo espaço ainda não foi divulgado. As inscrições para a próxima seletiva estão abertas. A ficha de cadastro pode ser acessada no site do Afro Fashion Day, clicando aqui.

Reconhecimento Entre 699 projetos inscritos de 264 veículos de comunicação de 40 países, o Afro Fashion Day foi um dos vencedores do The Global Media Awards, prêmio anual da Associação Internacional de Mídias Noticiosas (INMA) - concurso que premia as melhores publicidades de mídias do mundo. O Afro ganhou medalha de prata na categoria Melhor Uso de um Evento para Construir uma Grife de Notícias. 

O Afro Fashion Day é um projeto do CORREIO e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.