Afro Fashion Day traz hoje beleza negra para passarela; veja programação

Evento do CORREIO está prontO para receber cerca de 3 mil pessoas ao longo do dia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 07:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Hoje é dia de Afro Fashion Day (AFD), projeto do Correio para celebrar o mês da Consciência Negra, que acontece das 9h às 20h, no Porto Salvador Eventos, no Comércio. Após quatro dias de montagem, com apoio de 150 profissionais como carregadores, eletricistas, cenógrafos, e o ensaio de modelos, bandas, DJs, fotógrafos e maquiadores, a edição 2017 está pronta para receber cerca de 3 mil pessoas ao longo do dia.

Segundo Nara Couto, diretora artística do AFD, o público vai se deparar com ousadia e inovação. “Mostraremos a Bahia que tem modelos de bairros periféricos. Vamos nos reconhecer em cena”, contou a cantora e produtora cultural. Ela ficou responsável por unir os olhares do VJ Gabiru, do DJ Telefunksoul, do produtor de moda Fagner Bispo e da companhia Lekan Dance, coordenada pelo bailarino Ed Cruz.

Pela terceira vez no AFD, a modelo e miss Bahia 2013 Priscila Santiago ainda sente frio na barriga ao desfilar no evento: “Cada edição é como se fosse a primeira vez”. Já para a estreante Karina Guimarães, participar do evento é um sonho. “É minha primeira vez na passarela. É incrível estar aqui. Para todo lugar que olho tem gente bonita”, disse, animada, no ensaio. Em quatro dias de montagem, 150 profissionais finalizaram, ontem, a estrutura do AFD, que acontece hoje no Porto Salvador Eventos (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Para Sivaldo Tavares, responsável por treinar os modelos não-agenciados para a passarela, o desafio foi fácil. “Eles têm muita atitude. Ajudei na técnica, mas eles têm ‘carão’ e são talentosos. A seletiva mexeu com a cidade”, destacou o professor e agente da PJT Models, que tem 15 anos de profissão.

Para quem for de ônibus, há opções como as linhas Simões Filho-Terminal da França (0815); Castelo Braco-Campo Grande via São Caetano-Comércio(1303); Duque de Caxias-Barra (0411) e Base Naval- Lapa (1604). Quem for de carro não precisa se preocupar com estacionamento, pois há cerca de 200 vagas de zona azul só nas proximidades do local (Avenida da França, Rua da Polônia, Avenida Estados Unidos, Rua da Argentina e Rua da Holanda).  Quem preferir estacionamento particular pode contar com o do próprio Porto Salvador Eventos, que custa R$ 0,15 por minuto e aceita cartões de crédito. Os cem modelos, quatro fotógrafos e quatro bailarinos se reuniram ontem para ensaiar o desfile de hoje às 18h (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A programação inclui exposição fotográfica, bate-papo, loja colaborativa, palestras e shows, além, é claro, do esperado desfile, que terá cem looks inspirados no tema deste ano: Os Quatro Elementos da Natureza (ar, água, fogo e terra). As peças, criadas exclusivamente para o AFD, serão exibidas por 100 modelos de nove agências da cidade, oito jovens escolhidos em cinco seletivas de bairros e quatro convidados (os músicos Rafa Dias, do Attoxxa, e Luã Faya, do Clube do Ragga, o DJ Raiz e o produtor cultural Uran Rodrigues). A entrada, sujeita à lotação do espaoço, é 1kg de alimento não-perecível (para o Mesa Brasil Sesc).

O evento conta com 42 baianas de roupas, bijuterias, bolsas, turbantes e até boneca de pano, além da participação do projeto Bahia Revoluções Criativas, do Instituto ACM. Os sapatos são da Vizzano, Mersan Calçados e Melissa (da Clube Melissa do Shopping da Bahia). O AFD tem patrocínio da Avon, apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador, e apoio do Senac, Vizzano, Bellacor Estética, Sebrae, Ebam e Edy Diamond.PROGRAMAÇÃOAsas Urbanas

9h-20h  Exposição fotográfica de Paula Magalhães e Leo Amaral

Som AFD

13h Jack Nascimento (Batekoo) 14h40  Banda Rua 06 17h  DJ Raiz

Papo AFD

10h50   Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (Ebam)

11h40 Sustentabilidade na Moda, com Ana Fernanda (Justa Moda)

12h30  A Indústria da Maquiagem Entende do Riscado? com a maquiadora Maili Santos (Ebam)

13h20  Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com os estilistas Renato Carneiro (Katuka) e Goya Lopes e Paulo Rogério Nunes (Vale do Dendê)

14h10  Particularidades da Pele Negra, com Josiane Marques de Sena Popoff, membro da Skin of Color Society (Bellacor Estética)

15h  Interseção de Arte e Moda, com o artista Yosh José (Ebam)

Avon apresenta 16h  Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon

Desfile 18h