Afro Fashion Day: tudo pronto para passarela mais negra do Brasil

bazar
24.11.2018, 05:07:00

Afro Fashion Day: tudo pronto para passarela mais negra do Brasil

Projeto do CORREIO, em homenagem ao mês da Consciência Negra, acontece às 18h no Museu du Ritmo (Comércio), com entrada grátis.

Tendo o céu do Santo Antônio Além do Carmo como pano de fundo, surge, no Museu du Ritmo (Av. Jequitaia, 3, Comércio), um palco imponente, cheio de cores e – principalmente – de identidade. Sessenta e três modelos e convidados estão prontos para encantar a todos, reinando absolutos num palco com área total de 400 m² e passarela de 18 m² que avança pelo meio da plateia. O espetáculo tem hora marcada para começar: às 18h de hoje, acontece o Afro Fashion Day (AFD), projeto do CORREIO que celebra o Mês da Consciência Negra. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita (garanta a sua pelo link bit.ly/AfroFashionDay2018).

Esse é um grande dia para transmitir a beleza de nossa gente com a áurea luminosa que tem. O Afro Fashion Day me representa. Carlinhos Brown - Artista e dono do Museu du Ritmo

As cores, presentes no tema do evento este ano, dão o tom do projeto arquitetônico. “O conceito foi Identidade através das cores e a gente carregou na cor e nos elementos não regulares, com muito colorido de forma não tradicional”, adianta Giuseppe Mazzoni Filho, que assina o projeto arquitetônico do Afro Fashion Day desde a primeira edição. Ele conta que o palco dispõe de três painéis de led no fundo e o espaço do DJ no meio, compondo a cenografia. “Foram seis dias de montagem. A passarela é central para o melhor aproveitamento do espaço e os modelos entrarão e sairão pelas laterais. Os leds têm formatos irregulares, com cerca de 30 metros de altura, onde passarão conteúdos digitais”, conta o arquiteto. “Tudo foi pensado de forma que trouxesse, principalmente, as cores primárias. Quem assistir vai perceber como os elementos se integram: VT, looks e concepção visual do lugar”, revela Gabriela Cruz, editora de projetos especiais do CORREIO e curadora do Afro Fashion Day. 



Fortalecer e visibilizar nossa estética são valorizar a participação africana na constituição da cultura brasileira. Vida longa ao AFD! Renata Dias - Diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)



Casa nova
Outra novidade este ano é o espaço onde vai acontecer o AFD, com cerca de 7 mil metros quadrados e muita história: o prédio data de 1879 e era o antigo Mercado do Ouro, na época em que o aterro do Porto de Salvador não existia e o mar batia ali perto. “Depois de muita pesquisa e visita técnica, chegamos ao Museu du Ritmo por estar localizado em um lugar que traz referências históricas e culturais, além do lugar ser conhecido por abrigar diversos shows e eventos culturais da cidade”, diz Vanessa Araújo, supervisora de marketing do CORREIO. A expectativa é que 2.500 mil pessoas participem este ano.

Ao mobilizar comunidades negras, em especial a juventude, o AFD se insurge contra a marginalização de nossa beleza. Jamile Menezes - Editora do portal SoteroPreta

“Nesse mesmo lugar, onde negros maltrapilhos, cansados e acorrentados eram vendidos para o mercado escravagista, o Afro acontece na semana do Dia da Consciência Negra. Isso me leva a afirmar que aí está a resiliência verdadeira, para que desastres assim não venham a se repetir em nenhuma instância étnica”, destaca o cantor, instrumentista e compositor Carlinhos Brown, idealizador do espaço que existe há 11 anos. E completa: “O Afro Fashion Day me representa”.

A moda passa, mas o discurso do que é belo não. Nós já somos belos, sempre fomos. O evento legitima essa beleza, esse colorido. Merry Batista - Atriz do Bando de Teatro Olodum

O espetáculo já está pronto para a apresentação logo mais. Para Fagner Bispo, produtor de moda desde a primeira edição, o último ensaio é o ponto culminante de um processo que começa 11 meses antes. “É um processo grande e de muita dedicação. Depois de meses de trabalho intenso, chegamos ao grande dia. Está tudo muito bonito. O trabalho final vai superar as expectativas de todo o público”, aponta.

Um dos convidados da noite, o cantor e compositor Majur vai subir numa passarela pela primeira vez. E fará uma performance especial, com a música Africaniei. “Fiquei muito feliz com o convite porque o Afro Fashion Day é um movimento de expressão da cultura negra, mas também de ancestralidade, representatividade e respeito. Sou apaixonado pelo projeto, que busca pessoas de lugares diversos de Salvador, conhecidas e desconhecidas e que viabiliza a essas pessoas participantes a realização de seus sonhos. O Afro diz às pessoas que é possível enfrentar as barreiras”, diz. 

A juventude precisa de referências em diversas áreas. A estética é importante, pois é onde se constrói ou destrói a autoestima. Jucy Silva - Diretora-executiva do Instituto Steve Biko

Identidade
E a experiência é diferente mesmo para quem já tem prática no mundo da moda. “Desfilar no Afro é representatividade. Em 2017, participei e para mim foi uma realização. Mudei minha mente completamente desde então. Comecei a me enxergar como sou e a me aceitar como mulher negra. Antes, eu usava meu cabelo de prancha. Quando vi várias meninas se assumindo como negras, com cabelo black, se sentindo lindas e maravilhosas, eu cortei meu cabelo e comecei a me aceitar”, conta emocionada, a modelo Bruna Soares,  26 anos, que considera o Afro Fashion Day o grande marco da sua vida, tanto pessoal, quanto profissional.  

“Ter nossos modelos no casting do Afro é muito importante. Hoje em dia, o mercado de moda na Bahia é muito difícil. Temos grandes estilistas, marcas e modelos, porém, sem a visibilidade necessária. E o AFD nos apoia, nos torna vistos. É o maior evento de moda baiana, além de ser de cunho agregador, trazendo reflexão para nos livrarmos de preconceitos”, considera Livia Tisott, booker da agência The Agent, à qual Bruna é vinculada.
 

O Afro Fashion Day é expressão da cultura negra. Sou apaixonado. O AFD diz às pessoas que é possível enfrentar as barreiras. Majur -  Cantor e compositor

Painho e Mainha
Além da equipe do evento, os familiares dos modelos também marcaram presença. Foi o caso da cozinheira Maria da Conceição, 44, mãe de Juli dos Santo Pinto, uma das vencedoras das seletivas nos bairros. “Não imaginava minha filha num evento como esse. Espero que Deus a ajude a realizar o desejo de seguir sendo modelo”, ressalta. Já para o empresário Washington Santos, 42, pai de Kailiane Carneiro, 15, acompanhar a filha é importante para incentivá-la. “Sou superprotetor e minha filha é muito nova. Meu papel de pai é apoiar”.

São 48 marcas baianas no espetáculo: Adriana Meira; Aládio Marques; Abanto; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Jorge Nascimento; T Camisetaria; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Ziê. O AFD tem apoio institucional da prefeitura de Salvador e apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano e Museu du Ritmo.


Como chegar

De ônibus

0218   Ribeira x Pituba
1615  Lapa x Plataforma
1607   Barra x Paripe
1533  Fazenda Coutos x Lapa
1635  Joanes/Lobato x Rodoviária
0220  Sabino Silva X Ribeira
1533  Fazenda Coutos x Lapa (via Baixa dos Sapateiros)
1414   Comércio x Boca da Mata (via Sete Portas)
1628  Lapa x Rio Sena
1619  São João do Cabrito x Lapa 
1602   Alto de Coutos x Lapa 
1651  Base Naval/São Thomé de Paripe X Lapa
0302   Boa Vista de São Caetano X Campo Grande 
0419   Pau Miúdo X França/Campo Grande
0201   Ribeira X Bonfim/Campo Grande
1137   Pernambués X Barra
1203   Tancredo Neves X Campo Grande
0408    Curuzu x Contorno R2
1060  Estação Mussurunga X São Joaquim

De carro

Zona azul   Av. da França , Av. Engenheiro Oscar Pontes, Av. Estados Unidos, Av. Frederico Pontes, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Largo de Água de Meninos, Largo dos Mares, Praça Marechal Deodoro, R. Álvares Cabral, R. Conde D’Eu, R. Conselheiro Danta, R. da Argentina, R. da Bélgica, R. da Conceição da Praia, R. da Espanha, R. da Grécia, R. da Holanda, R. da Noruega, R. da Polônia, R. do Corpo Santo, R. dos Algibebes, R. dos Ourives, R. Frederico Castro Rebello, R. Guindaste dos Padres, R. Lauro Muller, R. Manoel Vitorino, R. Portugal 116, R. Santos Dumont, R. Torquato Bahia, R. Visconde do Rosário.
 

SERVIÇO
Data:  Hoje, sábado, 24 de novembro
Horário:  Os portões serão abertos às 18h, o desfile começa às 19h e o DJ às 20h, com encerramento às 22h.
Gratuito: O AFD 2018 é  aberto ao público. 
Arrecadação: Sugere-se doação de um quilo de alimento não perecível para doação ao programa Mesa Brasil Sesc.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais