Afrocidade recebe Xênia França em primeiro ensaio de Verão de 2019

Banda de Camaçari mistura pagode, afrobeat, ragga e arrocha a letras de protesto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Reconhecida como uma das mais potentes novidades musicais da Bahia atualmente, a banda Afrocidade inicia a sua temporada de ensaios de Verão hoje, no Sesc Senac Pelourinho. Surgida em Camaçari, a banda mistura vários ritmos, como pagode, afrobeat, dub jamaicano, reggae, ragga e hip hop, sempre com letras politizadas que denunciam a violência, o racismo e as desigualdades sociais. Para a abertura, o grupo convidou uma antiga parceira de caminhada, a cantora Xênia França. 

"A nossa expectativa é a melhor possível. É o primeiro show do ano, a gente está vindo com muita energia positiva para poder compartilhar com todas as pessoas que vão colar no show. Para gente é muito gratificante dividir o palco com a Xênia, uma artista daqui da nossa cidade, de Camaçari, que vem ganhando bastante expressão no cenário nacional e mundial, com a indicação ao Grammy Latino. É sempre muito forte e emotiva a participação dela, porque a gente cria uma conexão musical e ancestral no palco", diz Eric Mazzone, 34, baterista e diretor musical do Afrocidade.

Embalada pela força e musicalidade do pagode baiano para cantar as lutas e resistências do povo negro, a banda apresenta o repertório do primeiro EP, Cabeça de Tambor, produzido por Rafa Dias do Attooxxá em 2016. Quem for conferir o show de hoje, também vai ver algumas novidades do grupo, que se prepara para lançar seu primeiro disco esse ano pelo programa Natura Musical. "Quem está a fim de se divertir pode chegar porque o show está bem dançante. A gente está flertando com alguns ritmos angolanos, como afrohouse e kuduro, então essa será uma grande novidade do show", convida Eric.

Serviço:  Arena do Sesc Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho). Sábado (12), às 21h. Ingressos: R$ 30. Vendas no local.