Agenda Bahia 2018 tem papelaria e elementos de cenário sustentáveis

Primeiro seminário do evento acontece na quarta, dia 8

Publicado em 5 de agosto de 2018 às 05:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Desde que foi criado, em 2010, o Fórum Agenda Bahia tem a sustentabilidade como um dos seus pilares. Este ano, quando chega à sua nona edição, as ações não ficam restritas aos temas do evento. Elas estão no material utilizado para a cenografia, na reciclagem de material descartável e até no crachá, que é feito de papel-semente.

No seminário Sustentabilidade do Agora, que será realizado no dia 8, próxima quarta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), quase toda caixaria e elementos feitos em madeira e lona que eram utilizados no palco e na comunicação visual até o ano passado foram substituídos por painéis de LED e totens digitais. Crachá em papel semente poderá ser 'cultivado' Já os kits que serão distribuídos à plateia trazem bloco de anotação feito com papel reciclado e caneta ecológica em papel kraft, que possui uma quantidade muito menor de plástico em sua composição.

Os crachás foram feitos em papel-semente com tecnologia ecologicamente responsável, que recebe sementes de flores, hortaliças e temperos durante o processo de fabricação e poderão ser plantados e cultivados em casa. 

Depois de quatro meses, as primeiras plantinhas começarão uma nova horta com salsa, manjericão, pimenta ou rúcula. Já o cordão do crachá será reaproveitado nas edições posteriores. O público poderá devolvê-lo em uma urna disposta na saída do evento.

Outras ações de responsabilidade ambiental foram pensadas para reduzir o descarte pós evento, como a incorporação de lixeiras para coleta seletiva, posicionadas no foyer da Fieb. Os resíduos recicláveis gerados no fórum serão entregues em postos de coleta seletiva da Prefeitura de Salvador para que tenham uma nova vida útil.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.