Agenor Gordilho cogita pagar 'bicho' para Leão vencer no Barradão

Presidente em exercício se reuniu com os jogadores antes do treino desta quarta

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 13:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

Como acabar com o jejum do Vitória como mandante no Campeonato Brasileiro? Sem vencer desde o dia 2 de agosto no Barradão, o Leão vive situação delicada. Em seus domínios, o rubro-negro fez 15 partidas e venceu apenas duas, ambas no primeiro turno, contra Atlético Mineiro e Ponte Preta - o time acumula ainda três empates e dez derrotas. Para acabar com isso, o presidente em exercício Agenor Gordilho cogita até pagar "bicho" (premiação em dinheiro) aos jogadores em caso de triunfo. O próximo jogo é em casa: contra o Atlético Goianiense, domingo (29), às 17h. Apesar de cogitar o incentivo extra, o dirigente, que se reuniu com os jogadores antes do treino desta quarta-feira (25), garante que nenhum jogador pediu pela premiação. "Tenho conversado muito com Cleber (Giglio, diretor de futebol do Vitória) sobre isso. Inclusive, o grupo está tão focado, tem tanta hombridade, que nunca falou sobre isso, nem com Cleber, comigo, Mancini. É um assunto que nenhum deles tocou. Eles consideram isso uma obrigação deles. Vocês acompanham o futebol e sabem tudo que eles estão dando. A bola vai entrar aqui", destacou Gordilho. "(Bicho) É uma ferramenta. Até no último jogo, por eles não terem falado absolutamente nada, a gente deu um algo a mais. Estamos tomando algumas providências dentro e fora de campo. A gente está atento a tudo. E vamos ver, retomar essa mística do Barradão. Tenho fé", disse.

A má campanha como mandante rende ao Vitória a 17ª posição na tabela, abrindo a zona de rebaixamento. Para chegar a 45 pontos, o time precisa somar pelo menos metade dos pontos que tem a disputar. Com essa pontuação, a chance de cair para a Série B é de 15%, segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com 46 pontos, baixa para 3,6%. E com 44, a chance de rebaixamento é de 39,3%.

Fora de casa Se em casa o Vitória decepciona, fora de casa é uma máquina. Foram 15 jogos como visitante, com sete triunfos, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento de 53% só é pior que o do Corinthians (62%). Desde que o técnico Vagner Mancini assumiu, o Leão perdeu apenas um jogo como visitante, justamente o Ba-Vi do último domingo (22), por 2x1, na Fonte Nova. 

Agenor Gordilho demonstrou confiança nos jogadores e que conta com o apoio do torcedor rubro-negro. "O grupo não dá trabalho, é um grupo focado. Chega fora de casa, a gente faz partidas incríveis, estávamos invictos há sete jogos. Aqui também não falta disposição. O que a gente fez foi incentivar eles para buscar o resultado também aqui em casa. Domingo nós temos um jogo decisivo. A gente quer que venham para cá despreocupados. A nossa torcida vai estar aqui, vai compreender que é hora de apoiar mesmo. Vamos partir para ganhar quatro dos oito jogos que faltam. Vamos atingir o nosso objetivo. No resto, o clube está em paz, ao contrário do que andam dizendo por aí. O clube está tranquilo, saudável, se profissionalizando cada vez mais, estamos com uma consultoria de gestão de governança. Estamos atuando em todas as áreas do clube", finalizou o presidente em exercício.

E os jogadores? Assim como Agenor Gordilho, o lateral-direito Caíque Sá também deu entrevista. O jogador admite que o presidente falou em premiação financeira, mas garante que não é momento para pensar nesse tipo de coisa. "O fundamental é conquistar os três pontos em casa, que estamos devendo. Bicho, nesse momento, temos que deixar de lado. O principal é fazer a nossa parte, porque a diretoria vai fazer a dela", afirmou.

Caíque Sá também explicou a presença do presidente em exercício no treino. "A chegada dele foi bem-vinda. Ele falou para incentivar a gente. Só que estamos em um momento difícil, na zona de rebaixamento. Foi uma palavra de conforto para levantar o astral da gente. A gente tem que fazer um bom jogo domingo para ficar longe dessa zona. O comprometimento é fundamental de todo jogador. Temos trabalhado durante toda semana. Vai ser um jogo difícil", concluiu o atleta.