Agentes de trânsito cobram medidas urgentes de proteção à Transalvador

Guardas divulgaram lista com 7 sugestões após assembleia nesta quarta (9)

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 9 de maio de 2018 às 17:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Assembleia realizada na sede do órgão, nos Barris, nesta quinta (Foto: Divulgação) Após a Câmara Municipal decidir, nesta terça-feira (8), não colocar em votação o projeto de lei 368/15, que autoriza o uso de armamento não letal por agentes de trânsito em Salvador, os servidores da Superintendência de Trânsito (Transalvador) se reuniram para discutir o assunto e exigir ações na área de segurança que ajudem a evitar novos incidentes com condutores, a exemplo de ameaças e agressões.

Durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (9), no pátio do órgão, nos Barris, cerca de 20 agentes decidiram entregar medidas consideradas "paliativas" para o superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, como forma de amenizar, segundo eles, a violência contra os profissionais.

Nos últimos 10 dias, de acordo com a Associação de Servidores de Trânsito de Salvador (Astram), quatro guardas de trânsito sofreram agressões.

As medidas devem ser adotadas, de acordo com o presidente da Astram, André Camilo, com urgência para que os agentes continuem nas ruas."Não conseguimos mais trabalhar nas ruas sem nenhuma proteção. Estamos tomando todas as medidas legais para que o projeto de lei seja aprovado, mas há não um interesse por parte do legislativo municipal", declarou o presidente da entidade.Os procedimentos apresentados pela categoria são: Ativação de viatura com, no mínimo, três agentes; Remoção de veículos deve ser feita com, ao menos, duas viaturas e seis agentes; Barreiras de veículos devem conter, pelo menos, cinco agentes; Dupla de agentes a bordo de motos trabalhando acompanhada de outra dupla motorizada; Assistência psicológica e jurídica aos agentes agredidos; Registro do NOA dos casos de agressão, no horário de trabalho, com relatórios diários; Todos os postos operacionais deverão trabalhar com ao menos três agentes. Agressão A útima agressão registrada pela Astram aconteceu na noite do último sábado (5), no bairro do Rio Vermelho. Um motorista tentou agredir agentes da Transalvador com uma faca.

De acordo com o órgão, o homem, que não teve a identidade revelada, ficou inconformado com a fiscalização, após ter sido notificado por estacionamento indevido em vaga de idoso, no Largo da Mariquita. 

Durante a tentativa de fuga, ele foi capturado por policiais e detido na 7ª Delegacia, no mesmo bairro, sob a acusação de desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela, crime que pode ser punido com detenção de seis meses a dois anos.

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier