Agualusa e Gilles Lipovetsky estarão no Fronteiras do Pensamento em agosto

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 18 de julho de 2018 às 05:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:Divulgação) O escritor angolano José Eduardo Agualusa fará conferência no TCA  O escritor angolano José Eduardo Agualusa é quem vai abrir, no dia 1º de agosto, a próxima edição do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento, no Teatro Castro Alves. O evento, que contará ainda com a participação do filósofo francês Gilles Lipovetsky, em debate com o historiador brasileiro Leandro Karnal, no dia 17 de setembro, terá como tema central desta temporada O mundo em desacordo - Democracia e guerras culturais. O terceiro conferencista confirmado no projeto é o professor e escritor brasileiro Marcelo Gleiser, que faz sua participação no dia 15 de outubro. 

Olho aberto O bairro da Graça está na rota de investimentos da família Faro. A dificuldade, segundo André Faro, tem sido encontrar um espaço adequado para implantação da terceira unidade do Almacen Pepe. “Achar um ponto nesta região da cidade está complicado. Ora em função do alto custo dos alugueis cobrados ora pelo tamanho da área”, disse. A dificuldade, no entanto, não desestimulou Pepe e André. “Continuamos atentos, mas tudo tem seu tempo. Não temos pressa”. A opção pela Barra não está totalmente descartada, mas embora tenha sido neste bairro que os espanhóis fincaram sua marca, pela primeira vez, nos anos 1960, eles garantem  que esta não é a primeira opção”. 

Quatro mãos O chef Ricardo Silva vai dividir a cozinha do seu restaurante Carvão, no Jardim Apipema, com o colega alagoano Vitor Generoso, que irá criar um prato exclusivo para o Festival Tempero Bahia, evento que acontece entre os dias 15 e 26 de agosto em diversos restaurantes da capital baiana. Generoso, que comanda o Divino Gula, em Maceió, e que é formado pela escola francesa de Paul Bocuse, vai estar no Carvão nos dias 17 e 18 preparando pratos autorais para os clientes da casa. 

Fashion tour A empresária Sabrina Furtado vai passar uma semana em Paris a convite do Instituto Marangoni. A dona da Maison Martha Paiva fará mais um curso de consultoria de moda, que depois será replicado para sua equipe com o intuito de personalizar os looks do verão 2019. 

No prelo Está previsto para chegar às livrarias de todo o país no próximo dia 20 agosto, a obra Maria Madalena:  O Evangelho Segundo Maria, do economista e escritor Armando Avena. O livro, que sai pela Geração Editorial, terá lançamento na Livraria Cultura, em Salvador, no dia 22 de agosto, com a presença do autor, que é integrante da equipe de colunistas do Correio, e que estará autografando sua obra.  (Foto:Divulgação) Armando Avena lança novo livro em agosto Menina de trança  O fotógrafo baiano Robério Braga foi buscar nas cabeças que simbolizam a ancestralidade africana, a inspiração para a mostra Tranças Afrodescendentes, que ele apresenta no próximo dia 8 de agosto, no Solar Ferrão, Centro Histórico de Salvador.  A exposição tem curadoria de Diógenes Moura.

3 X 4 GENTE BOA (Foto:Divulgação) Bruno Boscolo trocou a publicidade por eventos de sucesso Foi durante sua experiência profissional com marketing promocional que o publicitário Bruno Boscolo descobriu sua vocação para a produção de eventos. Depois de passar por diversas agências de propaganda atuando neste segmento, decidiu que era hora de trilhar seu próprio caminho. O primeiro projeto solo foi Inspirado nas festas alemãs, o Biegarten, evento que reverencia a cerveja e a música, e que começou no Trapiche Barnabé, na Cidade Baixa. Hoje a festa já acontece também em outras capitais brasileiras como São Paulo. O sucesso da primeira empreitada o levou a produzir o Flow Festival que também já ganhou o país. De lá pra cá, o soteropolitano não parou mais. Seu ultimo grande êxito foi o Fogo, que teve sua segunda edição no último final de semana, na Praia do Forte. Nem bem descansou da maratona que reuniu cerca de 20 chefs assadores de todo o país, ele já se prepara para novas empreitadas. Na lista de futuras realizações que estão sobre sua mesa, na sede da Feed Experience Hub, empresa guarda-chuva que abriga diversas outras das quais é sócio, estão os projetos de um festival de ocupação artística na Praia do Forte e um festival de musica alternativa que reunirá artistas expoentes deste movimento na Bahia e Pernambuco. Pelo resultado dos projetos que tem apresentado, seguramente, estes também deverão bombar. 

Mais + 

A Sala do Coro do TCA, reaberta nos últimos dias, abriu uma convocatória especial de ocupação do espaço de forma gratuita. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho. Esta é uma oportunidade para artistas que necessitam de palco para apresentar suas produções artísticas. Boa iniciativa!

Menos –  Depois de uma reforma que consumiu cerca de R$ 4 milhões, o Teatro do Iceia, no Barbalho, foi reaberto como um espaço para eventos. Até aí, tudo bem, apesar da cidade carecer de casas de espetáculo, a pergunta que tem intrigado os baianos é onde foram parar as 1,2 mil cadeiras originais, datadas dos anos 1950, que existiam na platéia? Mistério!